Fluminense tem disputas em aberto no elenco por titularidade
Novas contratações encontram time encaixado desde 2025

A estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro, com vitória sobre o Grêmio no Maracanã, reforçou um cenário que deve marcar o início da temporada: a disputa aberta por vagas no time titular. Após o jogo, o técnico Luis Zubeldía evitou estabelecer hierarquias fixas no elenco e destacou que a definição da equipe passa pelo acúmulo de minutos e pelas necessidades táticas ao longo do calendário.
➡️ Com Ancelotti presente, Fluminense vence o Grêmio na estreia pelo Brasileirão
— Falar em time titular e time reserva não faz muito sentido neste momento. O tempo é que vai dizer quem terá mais minutos. Mantivemos uma base nos últimos três meses, mas ainda é muito cedo para dizer quem são os 11. O futebol não funciona assim, principalmente no início da temporada", explicou o treinador.
Zubeldía ressaltou ainda a possibilidade de variações de esquema, como a utilização de um meia mais ofensivo ou de três meio-campistas com boa capacidade de construção, modelo já testado em clássicos e jogos decisivos. Segundo o argentino, o elenco tem características que permitem esse tipo de adaptação sem perda de rendimento.
Uma das posições que simbolizam esse cenário de concorrência é a lateral esquerda. Titular diante do Grêmio, Renê comentou a chegada de Guilherme Arana e tratou a disputa como um fator de crescimento. O jogador destacou o aprendizado diário ao dividir posição com atletas de alto nível e reforçou que o foco do grupo está no desempenho coletivo.
— Na minha carreira toda, sempre tive caras acima da média do meu lado. Quando chega um jogador desse nível, você não tem que ficar triste, tem que aprender. Eu lembro quando o Filipe Luís chegou Flamengo. O Rafinha me chamou e falou que quando chega um cara desse nível você não tem que ficar triste. Você tem que olhar, aprender e depois colocar em prática coisas que o cara tem e que você não tem. E quando eu saí do Flamengo, eu falei pro Filipe que eu precisava botar em prática o que eu aprendi com ele. O Arana é uma referência, principalmente ofensivamente. Eu tenho características diferentes, mais defensivas, mas a gente se respeita, trabalha e aprende um com o outro. É um cara que você tem que olhar, aprender, ver a leitura de espaço dele, os cruzamentos, a hora que ele ataca, a hora que ele se projeta pra frente. É um cara que até pouco tempo estava na Seleção. Eu lembro quando ele machucou, ficou fora da Copa, provavelmente por causa daquela lesão. É um cara que vem pra ajudar. Vou fazer o possível pra lutar pela minha vaga.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
Outra recém-chegado que vai brigar por titularidade é Savarino. Com a vantagem da polivalência, elogiada por Zubeldía na coletiva, o venezuelano pode contestar Serna, Canobbio e Acosta. Savarino foi contratado para jogar pelos lados, mas o jogador também se sente confortável no meio, como contou Zubeldía.
— Jogando pela esquerda, pelo centro ou pela direita, o jogo dele não muda, algo que não é normal. Normalmente, um jogador se sente confortável apenas pelo meio, ou mais pela esquerda, ou mais pela direita. No caso do Savarino, a decisão de buscá-lo passa justamente por isso: ele pode atuar nas três posições atrás do camisa nove e o jogo dele não se altera. A técnica não diminui, o drible não diminui por jogar à direita ou à esquerda. A capacidade de dar assistências não diminui, a finalização também não. Além disso, ele executa bola parada, o que para nós é importante. Então, pouco a pouco, ele deve ir agregando coisas ao time. Claro que chega a uma equipe já encaixada, com dois extremos vivendo um bom momento e com o Lucho também em boa fase. Por isso, vamos utilizar todos os jogadores aos poucos.

O que vem por aí para o Fluminense?
O Fluminense volta a campo no domingo (1) para enfrentar o Botafogo, às 20h30 (de Brasília), pelo Campeonato Carioca.
+ Aposte no Fluminense no Brasileirão!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

Fora de Campo
Vasco x Fluminense lidera audiência na Copa do Brasil
Há 11 horas
Copa do Brasil
Fluminense x Vasco vai ter arbitragem de Copa do Mundo
Há 14 horas
Copa do Brasil
Análise tática do Guffo: os destaques da ida das oitavas da Copa do Brasil
Há 17 horas
Fluminense
Números mostram como o Fluminense utiliza menos a base com Zubeldía
Há 23 horas
Fluminense
Fluminense recupera Jemmes, mas segue sem Thiago Silva e Freytes contra o Vasco
Há 1 dia
Fluminense
Fluminense iguala sequência negativa após 34 anos
Há 1 diaMais LANCE!

Fluminense sofre com baixa eficiência e segue sem vencer pós-Copa

Igor Rabello analisa falta de oportunidades no Fluminense: 'Me prejudicou'

Zubeldía destaca solidez defensiva do Fluminense contra o Vasco: 'Um bom trabalho'

Fala de Canobbio sobre Ramon Abatti Abel viraliza: 'Assustador'

Ramon Abatti Abel vira assunto em Vasco x Fluminense: 'Está claro'

Dê suas notas: avalie as atuações em Vasco x Fluminense

Vasco e Fluminense ficam no empate e deixam decisão para quarta-feira

Gol perdido em Vasco x Fluminense choca torcedores: 'Sozinho'

Atuação de Ramon Rique em Vasco x Fluminense repercute: 'Sentiu'

Discussão em Vasco x Fluminense viraliza: 'Já expulsaram por menos'

Lance de Canobbio em Vasco x Fluminense irrita torcedores: 'Difícil'

Público baixo em Vasco x Fluminense chama atenção: 'Loucura'

Zubeldía define escalação do Fluminense contra o Vasco



