menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Flamengo: entenda o trabalho específico que faz Danilo 'voar' nas cabeçadas

Com preparação fora do CT, defensor mantém rotina de treinamentos junto a fisioterapeuta particular

WhatsApp-Image-2024-05-06-at-12.02.08-aspect-ratio-1024-1024
Mauricio Luz
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/12/2025
07:00
Danilo Flamengo Pyramids
imagem cameraDanilo comemora gol pelo Flamengo contra ao Pyramids na semifinal da Copa Intercontinental (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Os voos de Danilo têm entrado para a história do Flamengo. Autor do gol que deu ao Rubro-Negro o tetracampeonato da Libertadores na final contra o Palmeiras, o zagueiro voltou a marcar na vitória por 2 a 0 sobre o Pyramids (EGI) na semifinal da Copa Continental, mais uma vez de cabeça.

continua após a publicidade

➡️ Preterido na Seleção, Léo Pereira é protagonista no sucesso do Flamengo

Os lance de cabeça evidenciam um aspecto trabalhado de forma específica pelo camisa 13 fora do ambiente do clube: a impulsão. Danilo explicou que o salto é parte constante de sua rotina individual de treinos.

— Tenho que falar com o meu fisioterapeuta. Depois de cada jogo a gente treina para ver meu salto e ele me estimula: "duvido que você aumente a altura". E eu vou lá e bato a cabeça no teto — afirmou o jogador, em entrevista à ESPN.

continua após a publicidade

O fisioterapeuta citado é Adriano Tambosi, responsável pela gestão de performance do atleta. Ele integra a Volt Sports Science, empresa que atua com atletas de alto rendimento em trabalhos individualizados, fora do cotidiano dos clubes. Tambosi detalhou como o salto é utilizado tanto para monitoramento físico quanto para desenvolvimento de potência.

— Esse trabalho de salto é dividido em duas vertentes. A primeira é para monitoramento da fadiga. Normalmente, dois dias após cada partida, fazemos esse acompanhamento a partir dos saltos para medir o nível de prontidão (força e potência) dele no momento e saber o impacto que o jogo anterior teve. Essa avaliação de fadiga também é cruzada com o monitoramento do sono e da hidratação, além de uma série de perguntas para os atletas, que chamamos de questionário subjetivo, em que coletamos a percepção do próprio atleta em relação a dores musculares, articulares, nível de estresse e qualidade do sono. Baseado nisso, tomamos as decisões do que realizar em cada sessão — explicou.

continua após a publicidade

➡️ Flamengo e PSG já se enfrentaram três vezes; veja retrospecto

Segundo o fisioterapeuta, além do controle de carga, o trabalho de Danilo inclui sessões específicas voltadas ao desempenho em ações do jogo.

— Dentro disso, também há as sessões de força e potência em pequenas doses, o que inclui o aprimoramento de competências do esporte, como aceleração, desaceleração, e potência nos movimentos explosivos, como, por exemplo, o próprio salto. Em geral, essas sessões são realizadas de uma a duas vezes na semana, sempre muito bem alinhadas com o clube — completou.

Tambosi ressaltou que a competitividade do próprio atleta é parte central do processo.

— O salto é uma coisa que representa performance, e o Danilo não admite saltar mais baixo de uma semana para a outra, por mais que haja grande nível de fadiga como consequência do último jogo. Então é uma "provocação feita com ele", e que costumo alimentar, no sentido de: "dá para saltar mais alto", "é só isso que você consegue?" — disse.

O trabalho individual também envolve acompanhamento nutricional, psicológico e controle de hidratação, com integração entre profissionais. Tambosi atua diariamente com o atleta no Rio de Janeiro, inclusive em uma academia montada na residência de Danilo, e faz a interlocução com o departamento médico do Flamengo.

— A partir dos dados colhidos, consulto a médica, a psicóloga e todos os demais profissionais da Volt Sports Science envolvidos nesse circuito para traçar o melhor plano, sempre também alinhando com o clube — afirmou.

— O Danilo segue 100% o plano alimentar, que é uma área onde a maioria dos atletas têm grande dificuldade, e evoluiu muito em relação aos cuidados quanto à hidratação, que é uma área fundamental. O grande segredo é se hidratar antes e principalmente depois dos jogos — explicou.

➡️ Flamengo chega ao capítulo final de sua odisseia e quer o mundo de novo

Tambosi comentou, ainda, o aspecto mental do zagueiro, que teve menor minutagem ao longo da temporada e só se firmou como titular semanas antes da final. O trabalho, segundo o fisioterapeuta, sempre foi realizado em conjunto com o Flamengo.

— O Danilo é um atleta vencedor, com força mental muito grande. Passou grande parte da temporada com menos minutagem, se tornando titular apenas um mês e meio antes da final. Há cerca de quatro meses, quando o Danilo estava voltando de lesão, escrevi uma frase no quadro na academia dele: manter o foco e estar preparado quando a oportunidade surgir. Foi um acordo que fizemos na segunda vez em que ele se lesionou — relatou.

— Iniciamos o trabalho com o Danilo pouco após ele chegar ao Flamengo. Dentro do clube, tivemos grande abertura e trabalhamos 100% juntos. Um dos grandes desafios do alto rendimento é a comunicação entre os profissionais que cuidam do atleta, e a relação com o Flamengo sempre foi de muita troca, em que todos entendem que a saúde e a performance do atleta é o grande foco — concluiu.

➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo

Danilo Flamengo mundial
Danilo comemora gol pelo Flamengo contra ao Pyramids na semifinal da Copa Intercontinental (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Para acompanhar as notícias do Flamengo, acompanhe o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real.

  • Matéria
  • Mais Notícias