Logo Lance! Betting

Com cinco meses de Pepa, Cruzeiro vive mau momento no Brasileirão

Técnico português chega a 154 dias no comando do Cabuloso

53049120037_4f819e558f_o-aspect-ratio-512-320
Pepa completa cinco meses à frente da Raposa (Foto: Staff Images/Cruzeiro)

Escrito por

O técnico português Pepa completou cinco meses no comando do Cruzeiro no domingo passado. Anunciado em 20 de março, ele chegou com contrato até o fim de 2023 e foi o substituto de Paulo Pezzolano, que está no Valladolid, outro clube de Ronaldo. Agora, meses depois, Pepa vive uma montanha russa no comando do Cabuloso.

Apesar das boas atuações, o Cruzeiro segue sem vencer. Nos últimos seis jogos, foram quatro empates e duas derrotas. Com o restrospecto recente, as escolhas do português, que influenciaram diretamente nas últimas partidas, começaram a ser questionadas, como Gilberto no ataque.

+ Fala, Jogadô! Resenha exclusiva com um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro: Abel Braga. Confira!

Nas entrevistas coletivas, Pepa tem repetido o discurso, lamentando os resultados e dizendo ser uma injustiça pelo desempenho de seus jogadores. Em campo, os pontos positivos do seu trabalho ficam em segundo plano enquanto a vitória não vem. Ao todo, são 24 jogos, com sete vitórias, oito empates e nove derrotas.

Quando chegou, Pepa corrigiu o que tinha de desarrumado na equipe de Pezzolano e fez o time crescer, dando esperanças à torcida. Mesmo ao perder Ramiro e Richard, o treinador soube se reinventar com Machado e Jussa.

Pepa elogiou a postura do Cruzeiro contra o Corinthians, na estreia do Brasileirão
Pepa na estreia do Campeonato Brasileiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

A sequência atual é a segunda maior sem vitórias sob o comando de Pepa. A primeira foi de sete partidas, entre o empate com o Grêmio, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, e a derrota para o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. Esses dois momentos podem até mesmo se confundir, já que entre o jogo contra o Leão do Pici e o empate com o Coritiba, são apenas três jogos: duas vitórias e um empate.

No Brasileirão, a meta do Cruzeiro é o 12º lugar, para se manter na primeira divisão e conquistar uma vaga na Sul-Americana. Hoje, o clube ocupa justamente a posição que é objetivo para a temporada, mas a sensação é de que o Cabuloso poderia estar brigando por metas melhores na competição.

+ Veja a tabela do Brasileirão e simule resultados

Os resultados recentes acendem um alerta para Pepa. A cada rodada, a diferença para a zona de rebaixamento diminui (quatro pontos) e a oscilação se mantém. Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Grêmio, fora de casa, torcendo para que os três pontos voltem a fazer parte da rotina do clube.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter