Chapecoense x Corinthians

Última vitória do Corinthians fora de casa foi contra a Chapecoense, na 21ª rodada (Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)

Yago Rudá
03/12/2019
09:04
São Paulo (SP)

O Corinthians encerra na próxima quarta, às 20h, sua jornada como visitante no Campeonato Brasileiro ao encarar o Ceará, no Castelão, em partida válida pela 37ª rodada. O Timão, inclusive, tenta fechar a temporada com números melhores atuando longe de Itaquera. Isto porque, nos dois últimos anos, o clube do Parque São Jorge venceu apenas cinco partidas fora de seus domínios pelo principal campeonato do país. 

TABELA

>Confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro

Somando as edições 2018 e 2019 do Brasileirão, o Corinthians atuou como visitante em 37 oportunidades. Foram cinco triunfos, dez empates e 22 derrotas, totalizando aproveitamento de apenas 22,5% de aproveitamento. Os números baixos ajudam a explicar as campanhas modestas do Timão nas duas últimas temporadas do futebol nacional.

Ano passado, quando o Timão garantiu o segundo título seguido do Campeonato Paulista e ficou com o vice-campeonato da Copa Brasil, a equipe flertou com o rebaixamento para a Série B - situação resolvida apenas nas rodadas finais do torneio.  Deixando o Brasileirão de lado, o Alvinegro venceu apenas Paraná e Vasco fora de casa. 

Nesta temporada, o Corinthians melhorou. Contudo, sua campanha como visitante é apenas a 13ª entre os 20 clubes da Série A (29,63% de aproveitamento). Sob o comando de Fábio Carille e agora de Dyego Coelho, o clube do Parque São Jorge derrotou apenas Athletico-PR, Fortaleza e Chapecoense longe de sua arena, no bairro de Itaquera. 

Na próxima quarta, o Timão joga por uma vitória para se garantir matematicamente na Copa Libertadores 2020. A partida contra o Ceará, equipe que briga com o Cruzeiro pela última vaga de permanência na Série A do Brasileirão,  pode garantir tranquilidade ao clube na última semana da temporada. Para isso, no entanto, o Corinthians terá que mudar algo que vem se tornando rotineiro no clube: a dificuldade de se impor fora de casa.