Corinthians 'cascudo' tenta manter sequência vitoriosa em mata-mata
Sob comando de Dorival, equipe retoma o formato que garantiu três taças desde o ano passado

- Matéria
- Mais Notícias
O Corinthians enfrenta a Portuguesa neste domingo (22), às 20h30, no Canindé, pelo Campeonato Paulista, em mais um duelo eliminatório. A equipe chega embalada por uma sequência de bons resultados em competições de mata-mata desde 2025, resultando em três títulos.
➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians
Desde 2025, o Corinthians disputou 19 jogos em fase eliminatória, com 14 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, alcançando 79% de aproveitamento. O time marcou 25 gols, média de 1,3 por partida, e sofreu apenas 10 gols, mantendo solidez defensiva (0,5 por jogo).
Entre os confrontos mais importantes estão:
- Libertadores 2025: Corinthians avançou sobre UCV (1-1 e 3-2) e foi eliminado pelo Barcelona-EQU (0-3 e 2-0).
- Campeonato Paulista 2025: Quartas de final 2-0 sobre Mirassol, semifinais 2-1 sobre Santos e final contra Palmeiras (0-0 e 1-0).
- Copa do Brasil 2025: Eliminou Novorizontino, Palmeiras e Athletico antes de bater o Vasco na decisão (0-0 e 2-1).
- Supercopa Rei 2026: Vitória sobre o Flamengo por 2-0.
No total, a equipe conseguiu 10 classificações e apenas 1 eliminação, reforçando a força do Timão em jogos decisivos.

Derrubando favoritos
O Corinthians iniciou a temporada de 2025 precisando avançar em duelos eliminatórios para garantir vaga na fase de grupos da Libertadores. Apesar da pouca tradição do adversário, o Timão teve dificuldades para passar pela Universidade Central da Venezuela e conseguiu uma vitória apertada por 3 a 2 no jogo da volta, após empatar a ida, fora de casa, por 1 a 1.
Na fase seguinte, o Corinthians enfrentou o Barcelona-EQU, que goleou a equipe alvinegra por 3 a 0 no jogo de ida. Na volta, mesmo com a derrota por 2 a 0, o Timão não conseguiu avançar de fase. O sofrimento em eliminatórias para o torcedor corintiano, no entanto, parou por aí.
Pelo Campeonato Paulista, o Corinthians eliminou Mirassol e Santos, nas quartas de final e semifinal, respectivamente, ambos os jogos na Neo Química Arena. Em seguida, veio o primeiro dérbi eliminatório em fase decisiva da temporada e a primeira classificação sendo considerado "patinho feio".
Na decisão contra o Palmeiras, o Corinthians venceu o jogo de ida, no Allianz Parque, por 1 a 0, com gol de Yuri Alberto. Na partida de volta, na Neo Química Arena, segurou o empate em 0 a 0, com destaque para o pênalti defendido por Hugo Souza.
Com o título, o Corinthians venceu sua quinta final diante do Palmeiras. Em 13 decisões entre os clubes, o Verdão levou a melhor em oito, considerando confrontos pelo Brasileirão, Paulistão e Torneio Rio-São Paulo. A conquista também representou uma revanche pela derrota na final do Estadual de 2020, quando o rival venceu nos pênaltis.
Copa do Brasil
O Corinthians conquistou um título histórico na Copa do Brasil. Durante a festa de comemoração da taça, os jogadores repetiram, em mais de uma entrevista, que a equipe foi tratada como "patinho feio" e que nunca figurou entre os favoritos ao longo da competição.
A explicação passa pelos adversários enfrentados no caminho. O Timão eliminou o Palmeiras, comandado por Abel Ferreira e acostumado a decisões, além do Cruzeiro, clube que realizou fortes investimentos na temporada, incluindo a contratação de Gabigol.
O Corinthians superou todos os obstáculos e avançou também diante de Novorizontino, Athletico-PR e Vasco, adversário da final.

Supercopa Rei
O Corinthians desbancou o favoritismo do Flamengo e conquistou a Supercopa Rei. Não se pode dizer que o Timão seja um clube "barato", mas é inegável que o investimento do Rubro-Negro é superior.
Dias antes da decisão, o Flamengo anunciou a contratação de Lucas Paquetá, que veio do West Ham por 42 milhões de euros (R$ 260 milhões), tornando-se a mais cara do futebol brasileiro.
O Corinthians, por sua vez, investiu de forma mais modesta: trouxe Kaio César por empréstimo e Gabriel Paulista, que chegou sem custos. Em campo, porém, o que se destacou foi a postura da equipe, rigorosamente organizada taticamente e eficiente nas oportunidades que teve.
Dorival Júnior concentrou a marcação em Arrascaeta e Carrascal, praticamente individualizando os dois jogadores. A estratégia era arriscada, mas se mostrou eficaz, principalmente após a expulsão de Carrascal no segundo tempo.
Os reforços, inclusive, tiveram participação decisiva nos gols: Gabriel Paulista abriu o placar e Kaio César deu assistência para o segundo.
Artilheiros que marcaram a trajetória
O sucesso em mata-mata contou com destaque ofensivo de nomes esperados, como Yuri Alberto e Memphis Depay, principal estrela do elenco. Outros jogadores também tiveram papel decisivo, como Bidu, que se destacou nas oitavas de final e na semifinal da Copa do Brasil.
- Yuri Alberto – 6 gols
- Memphis Depay – 4 gols
- Bidu – 3 gols
- Rodrigo Garro – 2 gols
- Gui Negão – 2 gols
- André Carrillo – 2 gols
- Romero, Félix Torres, Héctor Hernández, Gustavo Henrique e Gabriel Paulista – 1 gol cada
Troca de comando e manutenção da hegemonia
Antes da conquista da Copa do Brasil, o Corinthians viveu um período de instabilidade. Eliminado da Libertadores e sem avanços na Copa Sul-Americana, o técnico Ramón Díaz ficou sob pressão, mas garantiu o Campeonato Paulista. Ainda assim, os maus resultados levaram à sua demissão.
A saída abriu espaço para a chegada de Dorival Júnior, treinador com experiência em clubes como Santos, São Paulo e Flamengo. Apesar de um futebol mais pragmático, conduziu a equipe à decisão da Copa do Brasil, garantindo o título. Cerca de um mês depois, conquistou também a Supercopa Rei.

O renascimento de Dorival
Os títulos conquistados serviram como resposta de Dorival Júnior à saída da Seleção Brasileira. Pela Seleção, o treinador esteve à frente em 16 partidas, com sete vitórias, sete empates e duas derrotas, registrando aproveitamento de 58%.
Em entrevista recente, o treinador comentou sobre sua saída do comando da equipe do Brasil e analisou sua experiência em jogos eliminatórios.
— E no sentido mata-mata, eu também sei trabalhar. A prova dos resultados que estamos tendo aqui, e não foi com equipes que eram favoritas… aqui não era favorito, no São Paulo, Ceará, o próprio Flamengo tinha dúvidas, e quando acabaram as duas competições que ganharmos (em 2022), diziam que qualquer um faria aquele trabalho, tentando menosprezar. Mas não me importo com isso — afirmou.
— Eu passei por tudo nesse país, mas eu sobrevivi. Vou continuar. Está na minha vida, no meu sangue. Não vou me deixar levar… o ser humano precisa se atentar às pessoas que estão ao seu lado — concluiu.
🍀Aposte na vitória do Corinthians na disputa do Campeonato Paulista e Brasileirão!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















