

Com brilho de joia, Bahia bate o Ceará nos acréscimos e vai à final da Copa do Nordeste
Tricolor enfrenta o Confiança na decisão

- Matéria
- Mais Notícias
Bahia e Ceará fizeram um jogo morno na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, pela semifinal da Copa do Nordeste. Mas isso não quer dizer que foi sem emoção. Quando tudo se encaminhava para os pênaltis e o nervosismo tomava conta das arquibancadas, o jovem Tiago, de 20 anos, saiu do banco de reservas para decidir o jogo a favor do Tricolor. No final, 1 a 0 sofrido e vaga na decisão garantida aos 49 minutos do segundo tempo.
Relacionadas
✅Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!
➡️ Tudo sobre o Vovô agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Ceará
O Bahia agora embolsa mais R$ 1,4 milhão em premiação e enfrenta o Confiança na final do Nordestão, em data ainda a ser definida pela CBF.
Primeiro tempo não foi digno de semifinal
O jogo começou morno na Arena Fonte Nova. Diante de uma semifinal única e decisiva, as equipes pareciam exagerar na cautela ao avançar para o ataque. Foi o Bahia, no entanto, que fez valer o fator casa e ousou mais no primeiro tempo, com bastante volume ofensivo perante um Ceará acuado. Mas nada de chance clara.
Com força máxima, o Bahia teve o domínio da posse de bola (67% x 33%), mas os atletas muitas vezes se viam sem opções em meio à muralha branca montada por Léo Condé, com cinco jogadores na linha de defesa. Até a torcida se mostrou impaciente em algumas jogadas sem objetividade.
A primeira oportunidade clara só apareceu mesmo aos 43 minutos com Ademir, principal válvula de escape do Tricolor. O camisa 7 fez jogada individual pela ponta direita e chutou no cantinho para boa defesa de Bruno Ferreira. A etapa inicial ficou por isso mesmo, para um misto de aplausos e silêncio dos torcedores.

Bahia decide no fim e vai à final da Copa do Nordeste
O segundo tempo já começou diferente. O Ceará subiu a marcação, a linha de cinco virou linha de quatro e partiu para cima do Bahia nos minutos iniciais, arrancando gritos de nervosismo das arquibancadas. Enquanto isso, o Tricolor tinha claras dificuldades de encaixar jogadas de ataque. À beira do campo, Rogério Ceni parecia sentir o momento. Ele andava de um lado para o outro, gesticulava e sempre mantinha conversas com a comissão técnica. O treinador, então promoveu as entradas de Cauly e Lucho Rodríguez, nas vagas de Kayky e Willian José, respectivamente. Já Léo Condé, estava bem mais tranquilo com a postura do time.
O Bahia precisou da bola parada para assustar em boa cobrança de falta de Lucho, aos 22 minutos, enquanto o Ceará estava mais solto no jogo e encaixava jogadas de velocidade no ataque, as principais com Pedro Raúl e Pedro Henrique, uma das novidades do Vozão na segunda etapa. O Bahia até conseguiu retomar o controle do jogo, mas novamente a falta de criatividade pesou. Desta vez com o acréscimo do nervosismo, dentro e fora de campo.
Foi preciso um garoto de 20 anos sair do banco de reservas para resolver. Aos 49 minutos do segundo tempo, Everton Ribeiro cruzou a bola na segunda trave e achou Tiago bem posicionado, que só empurrou para as redes e garantiu a explosão da torcida, que já comemorava a décima decisão de Copa do Nordeste alcançada pelo Bahia.

Próximos jogos
O Bahia agora vira a chave e volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. O Tricolor tem compromisso contra o Santos marcado para as 16h deste domingo (horário de Brasília), sob os olhares atentos de Carlo Ancelotti na Arena Fonte Nova, pela 21ª rodada.
Já o Ceará entra em campo às 21h deste sábado, também pelo Brasileirão, quando visita o Grêmio, em Porto Alegre.
✅Ficha técnica
BAHIA 1 x 0 CEARÁ
SEMIFINAL - COPA DO NORDESTE
📆 Data e horário: quarta-feira, 20 de agosto, às 21h30 (de Brasília);
📍 Local: Arena Fonte Nova, Salvador;
🥅 Gols: Tiago, 49'/2ºT (Bahia);
🟨 Cartões amarelos: Everton Ribeiro, Luciano Juba, Arias, Acevedo e Tiago (Bahia); Fernando Sobral, Rafael Ramos, Marllon (Ceará);
🟥 Cartões vermelhos: -
🧑🤝🧑 Público pagante: 36.388;
💸 Renda: R$ 1.015.088,00.
⚽ ESCALAÇÕES
BAHIA (Técnico: Rogério Ceni):
Ronaldo; Santiago Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro; Kayky (Cauly), Ademir (Tiago) e Willian José (Lucho Rodríguez).
CEARÁ (Técnico: Léo Condé):
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Rafael Ramos (Nicolas); Fernando Sobral (Richardson), Dieguinho e Lucas Mugni (Lourenço); Galeano, Pedro Raul e Aylon (Pedro Henrique).
ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB);
🚩 Assistentes: Luis Filipe Goncalves Correa e Schumacher Marques Gomes (PB);
🖥️ VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias