Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O que é o ‘vírus do camelo’? Entenda doença que preocupa França na Copa do Mundo

Dos 24 jogadores na delegação francesa, cinco foram contaminados na semana anterior à final contra a Argentina: Upamecano, Varane, Konaté, Rabiot e Coman

Upamecano foi um dos infectados pelo vírus do camelo (Foto: Franck Fife/AFP)
Escrito por

As máscaras retornaram à concentração da seleção francesa na Copa do Mundo 2022. Às vésperas da final contra a Argentina, vários jogadores apresentam sintomas de gripe e foram diagnosticados com o "vírus do camelo". Abaixo, o LANCE! explica a enfermidade. 

Argentina e França definem o campeão da Copa do Mundo a partir de 12h (de Brasília) deste domingo, no Estádio Lusail. O LANCE! acompanhará a decisão em Tempo Real.

O que é o vírus do camelo?

O "vírus do camelo" é causador da síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers). Assim como a Covid-19, trata-se de uma doença causada por um coronavírus (Mers-CoV). A enfermidade foi detectada pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012.

- As origens do vírus não são totalmente compreendidas, mas de acordo com a análise de diferentes genomas, acredita-se que ele pode ter se originado em morcegos e depois transmitido aos camelos em algum momento, no passado distante - explica a OMS.

Pessoas infectadas com o "vírus do camelo" podem ser assintomáticas ou apresentar sintomas respiratórios leves ou graves. Os mais comuns são febre, tosse e dificuldade para respirar. Outros sinais mais raros são pneumonia e sintomas gastrointestinais, incluindo diarreia.

Dos 24 jogadores na delegação, cinco foram contaminados: os zagueiros Upamecano, Varane e Konaté, o volante Rabiot e o atacante Coman. Todos, no entanto, participaram do treino deste sábado e devem estar à disposição de Deschamps para a final deste domingo.