Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nos pênaltis, Croácia elimina o Japão e está classificada para as quartas de finais da Copa do Mundo

Croatas repetem roteiro de 2018 e avançam com emoção; Brasil pode ser adversário

Croácia vence o Japão e avança na Copa do Mundo (Foto: Jewel Samad / AFP)
Escrito por

Foi com emoção! A Croácia, vice-campeã do mundo em 2018, segue viva na Copa do Mundo do Qatar e da forma que fez no mata-mata na Rússia: com prorrogação e pênaltis. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, gols de Maeda e Perisic, e uma prorrogação zerada, a seleção croata bateu o Japão por 3 a 1 nos pênaltis e está classificada para as quartas de finais. Agora, a Croácia espera o vencedor de Brasil e Coreia do Sul para saber o adversário da próxima fase.


INÍCIO ANIMADO
Os primeiros minutos de jogo foram bem abertos no Al Janoub Stadium. Na bola aérea, o Japão assustou primeiro quando Taniguchi aproveitou cruzamento da direita e testou sozinho para fora. Do outro lado, Perisic viu o zagueiro errar na sua frente, roubou a bola e saiu na cara do goleiro Gonda, que fez bela defesa para manter o placar zerado.


RITMO DIMINUI
Depois de um início forte e com chances perigosas, a partida teve uma arrefecida na voltagem e os times passaram a controlar mais o jogo nos passes do que na velocidade. O Japão, quando conseguia achar espaço, acelerava um pouco mais ritmo, enquanto a Croácia encontrava dificuldade para furar a retranca japonesa.

MAEDA CRAVA, TÁ?
E quando a partida se encaminhava para um empate sem gols no intervalo, o Japão surpreendeu e mostrou um treinamento competente para deixar a Croácia perdida. Na marca de 42 minutos, após escanteio curto, Doan cruzou de canhota, Yoshida desviou e a bola sobrou para Maeda, praticamente com o gol vazio, finalizar para as redes e colocar os japoneses em vantagem ao fim do primeiro tempo.

PERISIC, SEMPRE ELE
Na volta do intervalo, a Croácia precisou de apenas nove minutos para deixar tudo igual no placar no Al Janoub. Lovren cruzou da direita e Perisic se antecipou ao marcador e deu uma cabeçada potente, no canto esquerdo baixo de Gonda, que nada conseguiu fazer para evitar o gol croata. Perisic chegou ao seu sexto gol em Copas do Mundo e empatou com Davor Suker, lendário atacante croata, como maior artilheiro da história do país na competição.

Perisic deixou tudo igual para a Croácia (Foto: Ozan Kose / AFP)

TUDO IGUAL
Após o empate croata, o jogo teve a mesma tônica do primeiro tempo. A Croácia com mais posse de bola e o Japão esperando uma possibilidade de atacar com toda a velocidade. Com o empate persistindo até o apito final do tempo regulamentar, a partida foi para a prorrogação, a primeira da Copa do Mundo do Qatar.

JAPÃO TENTA, MAS JOGO VAI PARA OS PÊNALTIS
Com um pouco mais de fôlego, o Japão começou o tempo extra com mais intensidade que a Croácia e quase marcou. No último lance do primeiro tempo da prorrogação, Mitoma deu uma bela arrancada e finalizou forte para boa defesa de Livakovic.

​FILME REPETIDO
Em 2018, a Croácia viveu todas as emoções de prorrogações e disputas de pênaltis e, logo na primeira partida de mata-mata no Qatar, o roteiro se repetiu. E com o mesmo resultado. Com o goleiro Livakovic inspirado ao pegar três pênaltis, a Croácia venceu o Japão por 3 a 1 e se classificou para as quartas de finais.

Livakovic foi o grande nome da classificação croata (Foto: Ina Fassbender/AFP)

FICHA TÉCNICA

JAPÃO 1x1 CROÁCIA
(Japão 1x3 Croácia, nos pênaltis)

Estádio: Al Janoub Stadium, Al Wakrah (QAT)
Data e horário: 05/12/2022, às 12h
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Assistentes: Corey Parker (EUA) e Kyle Atkins (EUA)
VAR: Nicolas Gallo (COL)

Gols: Maeda,, 42'/1°T (1-0); Perisic, 9'/2°T (1-1)

Cartões amarelos: Kovacic (45'/2T), Barisic (11'/2T.p)

JAPÃO
Gonda; Tomiyasu, Yoshida e Taniguchi; Ito, Endo, Morita (Tanaka 1'/2°T.p) e Nagatomo (Mitoma 19'/2°T); Doan (Minamino 41'/2°T) e Kamada (Sakai 29'/2°T); Maeda (Asano 19'/2T). 
Técnico: Hajime Moriyasu

CROÁCIA
Livakovic; Juranovic, Gvardiol, Lovren e Barisic; Modric (Majer 8'/1°T.p), Brozovic e Kovacic (Vlasic 8'/1°T.p); Kramaric (Pasalic, 23'/2°T), Bruno Petkovic (Budimir, 16'/2°T [Livaja 1'/2°T.p]) e Perisic (Orsic 1'/2°T.p).
Técnico: Zlatko Dalic