Copa do Mundo: conheça Weghorst, destaque improvável da Holanda em jogo contra a Argentina

Atacante de 30 anos passou por diversos clubes da Europa, com destaque no Wolfsburg, da Alemanha

Holanda x Argentina
Weghorst foi herói provável da Holanda nas quartas (EFE/ Alberto Estevez)

Escrito por

Apesar da eliminação para a Argentina, Wout Weghorst foi o grande destaque da Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo. O atacante de 30 anos entrou no segundo tempo, com a Laranja perdendo por 2 a 0, e marcou os dois gols da equipe na partida, levando para a prorrogação. O LANCE! conta mais sobre a história do centroavante, que teve boas passagens por Wolfsburg e AZ Alkmaar. 

+ ATUAÇÕES: Coletivo vai mal, e Weghorst é herói improvável pela Holanda; veja notas

INÍCIO DA CARREIRA

Weghorst começou nas categorias de base do Willem, quando foi cedido ao Emmen, da segunda divisão holandesa. Foi lá que ele teve suas primeiras oportunidades, mostrou serviço e rapidamente foi negociado com o AZ Alkmaar. No clube, um dos mais tradicionais da Eredivise, ele teve um 'boom'. 

Pelo AZ, Weghorst disputou 60 partidas e marcou 31 gols, média de mais de um tento a cada duas partidas. Na época, o jogador tinha apenas 25 anos e já mostrava o faro de gol que viria a ter no restante da carreira. Ao lado de Steven Berghuis, companheiro de seleção, ele foi protagonista da temporada 2017/2018. 

PASSAGEM ILUMINADA PELO WOLFSBURG

As grandes temporadas no AZ renderam um contrato extenso com o Wolfsburg, da Alemanha. Por lá, Weghorst viveu seu auge, tendo marcado 59 gols em 118 partidas pela equipe alemã. Ao todo, foram quatro temporadas e bons momentos, sendo considerado ídolo e referência do time em uma liga dominada por gigantes como o Bayern de Munique. 

DECLÍNIO E EMPRÉSTIMO

No entanto, para quem pensa que Weghorst chegou em grande fase na Copa do Mundo, o jogador vive um dos momentos mais complicados da carreira. O jogador teve problemas extracampo, com relação à vacina contra o coronavírus, e não jogou muito pelo Burnley, clube que investiu 20 milhões de euros para tê-lo. 

Na Inglaterra foram apenas 20 jogos e dois gols marcados, números muito abaixo das outras participações. Por isso, Weghorst acabou emprestado para o Besiktas, da Turquia, clube que deve tê-lo de volta após a participação da Holanda na Copa do Mundo. Sem dúvida, o atacante é um dos heróis mais improváveis deste Mundial, embora não tenha confirmado a classificação. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter