Inimigos íntimos: titulares da França conhecem bem Messi e têm um plano

A seleção de Didier Deschamps é formada por jogadores acostumados a enfrentarem o camisa 10 da Argentina, rival da França neste domingo, na final da Copa do Mundo do Qatar

PSG x Brugge - Messi e Mbappé
Messi e Mbappé, estrelas de Argentina e França, são parceiros de Paris Saint-Germain (Foto: Franck Fife/AFP)

Escrito por

A França enfrenta a Argentina neste domingo, na final da Copa do Mundo, e tem como missão principal parar Lionel Messi. O camisa 10 pode ser um considerado um "inimigo íntimo" dos franceses. Caso técnico Didier Deschamps possa escalar a escalação considerada ideal, os 11 titulares somam 212 partidas como adversários ou como companheiros do argentino de 35 anos.

Kylian Mbappé, que disputa a artilharia do Mundial do Qatar, é quem está mais próximo de Messi atualmente. Afinal, divide o vestiário do Paris Saint-Germain com o meia. Pelo clubes francês, os amigos somam 48 partidas juntos. Como rivais, já estiveram de lados opostos apenas três vezes.

Nos últimos anos como jogador do Barcelona (ESP), Lionel Messi teve como parceiro dois franceses: Griezmann, com quem disputou 85 partidas, e Dembéle, com quem formou o ataque catalão em 95 oportunidades. Ambos também já tiveram o desafio de enfrentar o argentino, especialmente Griezmann. Como jogador do Atlético de Madrid, foram 27 jogos contra o craque.

Tamanha intimidade faz com que a França saiba bem o que precisa fazer para conter Lionel Messi: evitar ao máximo que a bola chegue aos pés do camisa 10 argentino. Foi o que Dembélé afirmou.

- Passei ótimos quatro anos no Barcelona com ele. É um jogador excepcional, que me faz amar o Barcelona junto com o Iniesta. Sou muito feliz de ter jogador com ele. É um cara calmo, que ajuda muito os jovens. Eu cheguei ao clube com 20 anos e ele sempre me ensinou a ser calmo, que há hora de tocar e hora de driblar - afirmou Dembélé, em entrevista nesta sexta-feira.

- É difícil tê-lo como adversário, mas faremos de tudo para que ele toque o menos possível na bola. Nós lutamos pelo nosso país, pelo nosso time, e queremos vencer a Copa do Mundo. Com a carreira dele, seria ótimo ele vencer, mas também queremos ser campeões - completou o atacante.

Messi e Griezmann
Messi e Griezmann já foram rivais e parceiros (Foto: Pep Morata)

Hugo Lloris, Koundé, Theo Hernández, Tchouaméni e Giroud, todos os demais titulares da França nesta Copa do Mundo também já enfrentaram Lionel Messi pelo menos uma vez em suas carreiras.

A única exceção nos 11 ideais de Deschamps no Mundial do Qatar é Dayot Upamecano, zagueiro de 24 anos com passagens pelo Salzburg, da Austria, Leipzig e Bayern de Munique, da Alemanha.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter