Faltam 195 dias para a Copa: a curiosa lenda do clorofórmio no Mundial de 1930
Lenda ou realidade? Primeiro Mundial tem história saborosa com seleção dos EUA

Faltam 195 dias para o início da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. E, seguindo nossa série especial de contagem regressiva do Lance!, resgatamos mais uma história que habita aquele território delicioso entre a memória, o folclore e a quase ficção. Hoje, voltamos a 1930 para revisitar um dos "causos" mais curiosos da história das Copas — uma história que envolve um jogador, um médico estabanado e… clorofórmio.
Para entendê-la, é preciso recuar ainda mais no tempo. O clorofórmio, substância que tanta gente associa a filmes e mistério, foi sintetizado pela primeira vez em 1831 por diferentes químicos, entre eles o americano Samuel Guthrie. Suas propriedades anestésicas só seriam reconhecidas em 1847, graças ao médico escocês Sir James Young Simpson, que ajudou a popularizar seu uso na medicina. Ou seja: quando a primeira Copa foi disputada, em 1930, o clorofórmio já tinha quase um século de existência — e, embora perigoso, circulava com frequência em kits improvisados de primeiros socorros.
É nesse cenário que nasce a lenda. Durante a goleada da Argentina por 6 a 1 sobre os Estados Unidos, supostamente um jogador norte-americano — por vezes identificado como o zagueiro Raphael Tracey — teria levado uma pancada. O "médico" da equipe, que na época muitas vezes não tinha formação completa, correu para atendê-lo com um frasco de clorofórmio na mão. Aí começa a parte saborosa da história: ao tentar aplicar o anestésico, o próprio médico teria inalado um pouco da substância e… desmaiado no gramado. O jogador, ao ver a cena, teria caído na risada, esquecendo momentaneamente da dor.
É uma história irresistível, repetida ao longo das décadas como um bom "causo de futebol". Mas não há registros oficiais da Fifa ou da imprensa da época confirmando que isso realmente aconteceu. O que se sabe, de fato, é que o médico da seleção dos Estados Unidos realmente se atrapalhou durante o jogo — mas o episódio do clorofórmio permanece no campo das fábulas futebolísticas.
Assim, entre verdades, exageros e pitadas de imaginação, a lenda segue viva quase um século depois. E enquanto nos aproximamos da Copa de 2026, seguimos desenterrando essas histórias que fazem do Mundial um universo tão amplo quanto divertido. Nos próximos dias, novas curiosidades nos esperam — afinal, cada dia nos aproxima não só do Mundial, mas de mais um capítulo da memória do futebol.
Outras história da contagem regressiva do Lance!
▶️ Contagem regressiva para a Copa 2026 tem Cristiano Ronaldo
▶️ Contagem regressiva relembra herói improvável em 2014
▶️ Argentina é a bola da vez na contagem regressiva
▶️ Contagem regressiva tem Maracanazo como destaque
▶️ Lance! traz curiosidades em contagem regressiva
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Tudo sobre

Futebol Internacional
Após fracasso na Copa do Mundo, Uruguai anuncia Diego Forlán como novo técnico
Há 2 horas
Futebol Feminino
Copa Feminina irá parar calendário do futebol brasileiro por até 45 dias; entenda
Há 2 horas
Futebol Internacional
Fifa pede desculpas a federações por projeto de venda da Copa do Mundo
Há 20 horas
Futebol Internacional
Figo dispara contra plano de Infantino: 'Baixo, vergonhoso e egoísta'
Há 1 dia
Futebol Internacional
Arsène Wenger diz não ter compactuado com plano de Infantino
Há 1 dia
Copa do Mundo
Cidades-sede dos EUA cobram Fifa por promessa milionária feita para a Copa do Mundo de 2026
Há 2 diasMais LANCE!

Espanha define volta após título mundial e fecha 2026 contra a Inglaterra

Orjan Nyland, algoz do Brasil, é anunciado pelo RB Leipzig até 2028

Romário tenta reverter penhora de valores a receber da CazéTV

Sensação da Copa, atleta marca em sua estreia por novo time

Terremoto atinge o Egito, e jogador faz reflexão nas redes sociais

Vozinha desembarca para se apresentar no Colo-Colo e viraliza: 'Impressionante'

Copa impulsiona destaques do Palmeiras em sequência decisiva por títulos

Autorizado a usar apelido na camisa, Vozinha pode desistir de atuar no Colo-Colo; entenda

Fifa anuncia desistência de plano de Infantino para vender parte da Copa

Arsenal fecha a contratação de Bruno Guimarães, diz jornal

Conmebol se posiciona sobre plano de vender ações da Fifa: 'Futebol primeiro'

Possível mudança na Copa do Mundo divide opiniões: 'Muitos jogos'

Sem europeus, simulação aponta Brasil na final da Copa do Mundo de 2030



