Exclamações do Editor: ‘Rússia-2018!’

Que Neymar não pode ficar imóvel na frente, marcado, todo mundo concorda. Mas é preciso que na busca pela bola ele a toque rápido e participe do jogo de paciência

Neymar sofreu com a marcação da Suíça 
Neymar teve dificuldades na estreia da Seleção Brasileira contra a Suíça (foto: AFP)

Escrito por

Mais uma Copa e estamos aqui de volta, neste espaço tão especial onde eu procuro ser incisivo e agudo, duas palavras da moda no futebolês atual. Por isto, são exclamações, sem meias palavras e sem ficar em cima do muro. Espero que você curta nosso diálogo nas próximas semanas!

Não perdi muita coisa...
Só pude embarcar na segunda, rumo a Moscou, e espero ver já na próxima sexta o futebol que esta Seleção prometeu ao mundo após a entrada de Tite. O Brasil passou a apresentar um jogo que valoriza os talentos que temos, ao mesmo tempo que joga compacto e não oferece muitas chances aos adversários. Atropelou nas Eliminatórias, enfrentou e venceu adversários importantes e criou com justiça uma situação de favoritismo para a Copa, na minha opinião até mais justificável que a que havia em 2014. O jogo de estreia ficou longe do que se esperava, não pelo resultado em si, já que a Suíça não é e nunca foi uma equipe fácil para a nossa canarinho vencer. No empate de domingo, lamentável foi não termos tido o controle do jogo e nem aquela tranquilidade para rodar a bola e ser agudo quando o espaço aparece. São estes os elementos mais relevantes deste conjunto de Tite, e foram fatores chave, por exemplo, na vitória no amistoso contra a Croácia. Estou certo que o treinador enxergou o que nós vimos e vamos assistir a uma outra dinâmica de jogo contra a Costa Rica. Esta partida teoricamente fácil tem que servir para a equipe ganhar confiança e moral para o jogo que vai definir a posição no grupo, contra a Sérvia. Ô Tite, manda a turma "comer grama" pois estou chegando e sei que você e esta equipe podem fazer a amarelinha brilhar de novo!

Já pensaram se rola... pode ser o destino
A derrota da atual campeã mundial e o empate brasileiro na primeira rodada despertaram chances de um confronto já nas oitavas, o início da fase eliminatória. Acabou a confiança de que ambas as equipes iriam se classificar em primeiro nos seus grupos. Basta uma classificar em segundo e a outra em primeiro para termos um duelo para os cardíacos!

Fator Neymar-1
Uma das estrelas deste mundial, Neymar chegou à Rússia ainda se recuperando de cirurgia e tentando repetir o fator Ronaldo em 2002. O Fenômeno foi para o Japão sem o desgaste do fim de temporada europeia, que afeta ainda mais aos que vão até as finais da Champions, em processo de recuperar ritmo de jogo, mas com as pernas frescas. Exatamente como Neymar. Torcemos para o epílogo desta fábula tenha em 2018 o mesmo desfecho de 16 anos atrás!

Fator Neymar-2
Que ele não pode ficar imóvel na frente, marcado, todo mundo concorda. É essencial movimentações constantes e eventual busca da bola atrás, mas tocando rápido e participando do jogo de paciência necessário para que ele seja decisivo na hora H. Mas o que Neymar faz com frequência é algo tanto errado quanto perigoso. Ao recuar, receber a bola, retendo-a em demasia e partindo para o drible ainda no nosso campo ou na intermediária, Neymar se torna inofensivo e ineficiente para o time. Ele perde a bola (Neymar foi responsável por uma em quatro bolas perdidas no jogo da estréia), dá o contra-ataque ao rival e ainda se arrisca sofrer uma lesão por driblar numa zona do campo na qual uma falta sofrida não tem consequências para o adversário. Tite precisa dar uma prensa no menino!

Fator Neymar-3
Como disse Luiz Carlos Barreto ao Ancelmo, nenhum dos craques brasileiros que trouxeram títulos para o Brasil tinha tanta preocupação e cuidados com cortes e tratamentos de cabelos. Eu concordo que ficaria mais confiante vendo nosso craque maior menos ocupado com trocas de penteados e tingimentos capilares. Talvez seja um sinal dos tempos ou somente inveja minha, já que me faltam cabelos à esta altura. Assistindo o jogo contra a Suíça, ao criticar a extravagante aparência do cabelo do Neymar, minha mulher observou com razão que o precursor destes hábitos nos futebolistas seria David Beckham. Ela tem razão, mas Beckham nunca ganhou um mundial!

Via Londres, Moscou
Na escala em Londres, passar na imigração foi um pesadelo, tomando quase duas horas na fila. Um absurdo ver que só tinham 4 cabines abertas para atender quatro aviões cheios chegando à terra da rainha. E os oficiais da imigração faziam verdadeiras entrevistas, sem dar bola para o tamanho da fila. Para amenizar, vendo o desespero de famílias com idosos e crianças nesta interminável fila, trouxeram garrafinhas de água para todos. Já em Moscou, a surpresa: pequena fila e atendimento muito rápido tornaram o processo de entrada na terra de Putin muito rápido e eficiente. Placar: Rússia 1 a 0 na Inglaterra!

CR7
Está na ponta da língua de todos os que acompanham o mundial: tivesse este Portugal mais qualidade em outras posições e CR7 poderia levar a "equipa" longe aqui na Rússia. Além do talento e da forma física, a sorte veio com o gajo. Dois jogos, quatro "golos" e duas vezes eleito o melhor da partida, é a estrela da Copa até o momento. Tudo isto em sequência à décima terceira conquista da Champions pelo Real Madrid. Se nem Messi ou Neymar forem campeões do mundo, e sendo destaque da equipe, o sexto prêmio de melhor do mundo está no papo!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter