Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entenda por que a cerveja está sendo proibida em boa parte da Copa do Mundo

Depois de alguns pedidos de autoridades locais, agora o país confirmou que não será permitido a venda de cerveja no arredores do estádio<br>

Copa do Mundo no Qatar terá diversas restrições (Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP)
Escrito por

As restrições na Copa do Mundo não param de aumentar para quem for acompanhar os jogos no país. A última notícia que pegou os turistas de surpresa é que não poderão ser comercializada bebidas alcoólicas - em especial a cerveja - nos arredores dos estádio na hora dos jogos. A decisão passa pela lei no país-sede do torneio, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em lugares abertos.

Sendo assim, o único local em que haverá venda de cervejas será nas chamadas Fan Fest e apenas em uma janela de quatro horas, entre 19h e 1h do horário local. Os hotéis - em sua maioria redes internacionais - também podem comercializar bebidas, mas apenas dentro do local e para quem estiver hospedado, também com limitações.

Somente quem estiver nos camarotes dos estádios poderá usufruir da bebida durante as partidas. O valor do copo de meio litro segue em torno de R$ 75. Além disso, o limite de quatro copos por pessoa, para evitar o excesso de consumo, deve prevalecer.

+ Religião, língua, temperatura... Veja curiosidades do Qatar, palco da Copa do Mundo

E a questão da cerveja não é a única que tem gerado problemas pro lá. Em outubro, um cartaz de boas vindas ao Qatar gerou revolta e aumentou as acusações sobre a violação dos Direitos Humanos que o país vem sendo alvo de todos os lados. Nele, era apontado uma série de restrições, que visam gerar o respeito à cultura e aos costumes locais.

Entre as proibições estão afeto público, relacionamentos homossexuais, andar com roupas que mostram os ombros e as pernas - no caso das mulheres, especialmente - tirar fotos em frente a locais que pertençam ao Governo, como o palácio e as sedes oficiais. Além, é claro, de consumir álcool em locais públicos.

Cartaz de boas-vindas ao Qatar (Foto: Reprodução)

Mesmo com o cartaz circulando nas redes sociais, o Comitê Organizador da Copa divulgou uma nota oficial garantindo que os direitos de todos seriam respeitados durante o Mundial e reforçou o convite para os turistas irem até o Qatar acompanhar de perto a Copa, que é a mais cara de toda a história.

+ Fora do Brasil desde 2010, Neneca confia em Neymar e garante: ‘Qatar tem tudo para surpreender’

- A arte "Qatar Welcomes You" que está circulando nas redes sociais não faz parte de nenhuma fonte oficial e contém informação factualmente incorreta. Nós pedimos fortemente aos fãs e visitantes que confiem somente em fontes oficiais dos organizadores do torneio para aviso de viagem para a Copa do Mundo deste ano no Qatar. O Supremo Comitê para Entrega e Legado, a Copa do Mundo de 2022 e a Fifa em breve vão divulgar um guia extenso que contesta muitas das informações que estão circulando - escreveu o Comitê, completando:

- Os organizadores do torneio têm sido claros desde o início de que todo mundo é bem-vindo para visitar o Qatar e curtir a Copa do Mundo de 2022. O Qatar sempre foi uma nação aberta, tolerante e acolhedora. Fãs internacionais e visitantes durante a Copa do Mundo poderão experimentar isso em primeira mão.

+ Torcedores fake? Entenda o que está acontecendo na Copa do Mundo

Entre outras proibições que estão no Qatar - e algumas podem até levar à prisão - é importar produtos suínos para o país, devido à religião, em sua maioria muçulmana, que não consome carne de porco. Xingar e fazer gestos obscenos também podem ser considerados crimes de detenção. Na Inglaterra, entre os alertas estão a forma como os turistas devem falar com os policiais. Todo cuidado é pouco.