Copa #DIA19: Seleção nas quartas, Neymar decisivo e sufoco belga

Em dia inspirado do camisa 10, Brasil tira o México e dá mais um passo rumo ao hexa. A Bélgica, que eliminou o Japão, é a próxima adversária. Veja o que aconteceu nesta segunda!

Brasil x México
AFP

Escrito por

O Brasil venceu e convenceu. Nesta segunda-feira, a Seleção bateu o México por 2 a 0, gols de Neymar e Firmino, e avançou para as quartas de final. Destaque para o camisa 10, que brilhou e foi eleito o melhor em campo. O oponente na próxima fase será a Bélgica, que eliminou o Japão com uma virada no último minuto. Perdeu algum detalhe do 19º dia do Mundial? Confira o que aconteceu de mais importante:

VITÓRIA COM AUTORIDADE
A Copa da Rússia tem pregado algumas peças e seleções tidas como favoritas caíram de maneira precoce na competição. Não é o caso do Brasil. Contra o México, nesta segunda-feira, a equipe comandada por Tite venceu e convenceu. Com gols de Neymar e Firmino, ambos na segunda etapa, o time canarinho faturou uma das vagas nas quartas de final sem passar por muitas situações de risco.

NA HORA CERTA 
Autor do primeiro gol da partida, Neymar parece estar pronto para conduzir o Brasil ao hexa. No último domingo, véspera do embate, Tite avaliou que o astro estava, enfim, 100% para praticar o melhor de seu futebol. O treinador estava certo. Diante dos mexicanos, o camisa 10 foi eleito o melhor em campo e mostrou o potencial tão esperado pela torcida.

MÁ NOTÍCIA 
Apesar da classificação conquistada com bom futebol, a Seleção teve uma perda importante. Pendurado, Casemiro levou outro cartão amarelo e está suspenso para as quartas de final. Utilizado em algumas oportunidades, Fernandinho deve ser o escolhido para a função. Na partida desta segunda, o suplente colaborou diretamente para o segundo gol canarinho.

REVOLTA MEXICANA 
Eliminado do Mundial, Juan Carlos Osório reclamou de Neymar. De acordo com o técnico do México, o jogo foi prejudicado devido ao tempo gasto para o atendimento ao jogador brasileiro. "É uma vergonha para o futebol que se perca tanto tempo com um jogador só. Não me parece um bom exemplo para meninos que estão vendo. O futebol deve ser um jogo de virilidade, um jogo de homens, como se joga outros esportes, e não de palhaçada", disse.

ADVERSÁRIO DEFINIDO 
O rival da Seleção Brasileira nas quartas de final será a Bélgica, que venceu o Japão por 3 a 2 e também garantiu vaga na fase seguinte. O embate está marcado para sexta-feira, às 15h, em Kazan.

SUFOCO BELGA
A classificação da seleção belga foi bastante suada. Contra um Japão tecnicamente inferior, o time treinado por Roberto Martínez precisou virar um placar de 2 a 0. E teve emoção! Todos os gols foram marcados na etapa complementar. A virada, por sinal, aconteceu aos 49 minutos, após contra-ataque mortal que acabou com a finalização de Chadli. Foi por pouco, mas a geração de ouro vem aí...

DÚVIDA PERSISTE 
James Rodríguez ainda não está garantido como titular da Colômbia para enfrentar a Inglaterra, às 15h desta terça, em Moscou, pelas oitavas de final. Em busca de uma vaga nas quartas, o técnico José Pékerman está animado com os exames do meia, que deixou o último jogo com dores na panturrilha direita, mas deve esperar até o último instante para confirmar a escalação ou não do atleta.

SEM MEDO
Do outro lado do embate, os ingleses mostram respeito pela rival sul-americana. Em entrevista coletiva, Ashley Young elogiou os colombianos e disse saber da dificuldade da partida. Apesar disso, um fantasma antigo pode estar no caminho da equipe de Gareth Southgate: a disputa por pênaltis. Em três decisões na marca da cal na história da Copa, foram três eliminações. Para o jogador, porém, esses números não fazem diferença: "Tenho total confiança se for para os pênaltis. Se chegar, vou levantar a mão para bater. Temos praticado e temos confiança".

DEFESA É O MELHOR ATAQUE?
Dos cinco gols marcados pela Suécia na Copa do Mundo, três foram de responsabilidade de jogadores de defesa. E é desta forma, com a esperança baseada no sistema de marcação, que a seleção de Jan Andersson pretende encarar a Suíça, às 11h desta terça, em São Petersburgo. Do outro lado, a única equipe que conseguiu tirar pontos do Brasil no Grupo E sabe que tem uma pedreira pela frente: "A Suécia está certamente ao nosso alcance. Este é um jogo de 50% de possibilidade para cada lado", disse o zagueiro Djourou.

CONFIRA A AGENDA DE JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA (3/7)
11h - Suécia x Suíça, em São Petersburgo - oitavas de final - Confira a prévia
15h - Colômbia x Inglaterra, em Moscou - oitavas de final - Confira a prévia

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter