menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Contrário ao presidente da AFA, Milei desiste do sorteio da Copa do Mundo

Evento que definirá os grupos do Mundial será em 5 de dezembro

21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 28/11/2025
14:03
Javier Milei recebeu camisa personalizada de Gianni Infantino em maio
imagem cameraEm maio, Javier Milei recebeu camisa personalizada de Gianni Infantino, que preside a Fifa (Foto: x/@OPRArgentina)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O presidente da Argentina, Javier Milei, desistiu de participar do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, evento que acontecerá na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, em Washington. Apesar de as razões não terem sido anunciadas oficialmente, a imprensa argentina informa que o motivo são desavenças do chefe do Executivo com o presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Claudio Tapia.

continua após a publicidade

➡️Faltam 195 dias para a Copa: a curiosa lenda do clorofórmio no Mundial de 1930

Milei tem boa relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e um novo encontro entre os dois no evento de sexta-feira vinha sendo noticiado já há algum tempo. Além disso, a presença de Milei era vista como demonstração adicional de prestígio ao sorteio da Copa do Mundo, já que a Argentina é a atual campeã.

Na noite dessa quinta-feira (27), porém, o chefe de gabinete de Javier Milei, Manuel Adorni, informou no "X" que o argentino não viajará aos EUA. "O Presidente da Nação decidiu não fazer a viagem planejada para participar do sorteio da Copa do Mundo, que será realizado em 5 de dezembro em Washington DC. Fim.", escreveu Adorni.

continua após a publicidade

Javier Milei tem desavenças de longa data com Claudio "Chiqui" Tapia. Em junho, após River Plate e Boca Juniors serem eliminados na primeira fase do Mundial de Clubes, o presidente da Argentina criticou a gestão da AFA.

"Nem River, nem Boca. Nenhum argentino [avançou] no Mundial de Clubes. O Brasil foi com quatro times, todos os quatro avançaram. Até quando vamos ficar apontando o fracasso do modelo Chiqui Tapia?", indagou Milei em uma publicação no Instagram.

continua após a publicidade

E, nessa quinta-feira, quatro minutos após o chefe de gabinete publicar que Milei não viajaria para o sorteio da Copa do Mundo, o presidente argentino postou uma foto no X em que aparece Carlos Bilardo, à época em que jogava pelo Estudiantes, abraçado ao então técnico da equipe, Osvaldo Zubeldía. E a publicação aconteceu horas após a AFA aplicar punição a jogadores e dirigentes do Estudiantes.

Não é só Milei: Irã não irá enviar delegação ao sorteio da Copa do Mundo

O sorteio da Copa do Mundo de 2026 deveria reunir representantes dos 42 países já classificados para o Mundial, além daqueles que ainda buscam uma das seis vagas na repescagem.

Mas, nessa quinta-feira, o Irã anunciou que não enviará nenhum representante. O motivo estaria ligado à recusa de alguns vistos solicitados pela federação iraniana. "Informamos à Fifa que as decisões tomadas não têm nada a ver com o esporte, e os membros da delegação iraniana não participarão do sorteio da Copa do Mundo", disse o porta-voz da federação à televisão estatal do país, citado por agências de notícias.

Apesar disso, o site esportivo iraniano "Varzesh 3" informou esta semana que quatro membros da federação receberam visto para viajar aos EUA, incluindo o técnico da seleção, Amir Ghalenoei.

Sorteio da Copa do Mundo de 2026
Sorteio da Copa do Mundo de 2026 será em 5 de dezembro, em Washington (Divulgação/Fifa)
  • Matéria
  • Mais Notícias