menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Alemanha promete ‘apoio de outra maneira’ para causa LGBT após veto da Fifa à faixa de capitão ‘one love’

Entidade prometeu amarelar capitães que descumprirem veto ao uso do equipamento

Faixa de capitão 'one love'
imagem cameraPolêmica braçadeira de apoio aos LGBT, banida pela Fifa (Foto: Divulgação/DFB)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 21/11/2022
16:10
Atualizado em 21/11/2022
17:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

A decisão da Fifa de proibir o uso das braçadeiras 'one love' - de apoio à causa LGBT - por alguns dos capitães de seleções que disputam a Copa do Mundo não abalou a Alemanha. Nesta segunda-feira (21), a federação local divulgou nota na qual promete encontrar outras formas de expressar apoio ao movimento, sufocado por leis religiosas no Qatar, onde o Mundial é disputado.


+ TUDO O QUE ROLA NO QATAR: Acompanhe o dia a dia das seleções e as notícias mais importantes da principal competição esportiva

- Estamos muito frustrados com a decisão da Fifa. Escrevemos à Fifa em setembro sobre nosso desejo de usar a braçadeira para apoiar ativamente a inclusão no futebol e não recebemos resposta. Nossos jogadores e treinadores estão desapontados, eles são fortes defensores da inclusão e mostrarão seu apoio de outras maneiras - destacou Bernd Neuendorf, presidente da DFB.

Segundo a federação, a Alemanha perguntou em setembro para a Fifa se poderia usar a braçadeira e não recebeu resposta. Por isso, a decisão da entidade máxima do futebol de proibir o uso às vésperas da estreia das seleções na Copa gerou revolta.

- Estávamos dispostos a pagar as multas que normalmente são cobradas por infrações de equipamentos e defendemos fortemente o uso da braçadeira. No entanto, não podemos colocar nossos jogadores em uma situação em que sejam advertidos ou mesmo forçados a deixar o campo - diz texto divulgado pela DFB.

O texto se refere ao anúncio da Fifa de que os jogadores com braçadeiras de capitão diferentes das determinadas para uso receberiam cartão amarelo.

O regulamento da Copa do Mundo diz que a faixa de capitão faz parte do equipamento fornecido pela Fifa para as seleções e que nenhum item do uniforme pode conter mensagens políticas, religiosas ou comerciais.

+ Brasil não perde o 1º jogo em Copas do Mundo há 88 anos; relembre as estreias da Seleção
> Confira a tabela e simule resultados da Copa do Mundo-22 do Qatar
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias