Saiba como jogam os times de Roberto Mancini, alvo do Botafogo
Textor se reune com o italiano para apresentar projeto da SAF

O Botafogo está no mercado em busca de um novo treinador há cerca de um mês, e diversos nomes já foram especulados pelo caminho. A escolha do novo comandante é centralizada nas mãos de John Textor, dono da SAF do Glorioso, que tem feito entrevistas para achar o técnico ideal. Agora, o principal nome para assumir a equipe é o italiano Roberto Mancini.
▶️ Saiba o que falta para Jair ser anunciado pelo Botafogo
▶️ Mercado da Bola: Botafogo acerta com zagueiro para 2025
O norte-americano encerrou o período de entrevistas, e se reunião com o treinador na tarde desta quarta-feira (6), na França, para apresentar o projeto da SAF, segundo o "Ge." Apesar de Mancini ser um nome que agrade Textor, ainda não houve uma proposta salarial. As conversas entre as partes acontecem há dias.
A expectativa do empresário é buscar um treinador que abrace o projeto fora das quatro linhas, e que tenha tempo de trabalho no Glorioso. Apesar das tratativas, Textor vai avaliar os nomes procurados nos próximos dias para tomar a sua decisão.
Roberto Mancini tem uma extensa carreira como treinador e é um nome da elite do futebol internacional. Seu último trabalho foi com a seleção da Arábia Saudita, que se encerrou ao fim de 2024, por vontade própria do treinador, e desde então está sem clube. Aos 60 anos, já treinou grandes clubes como Fiorentina, Lazio, Internazionale, Manchester City, Zenit e a seleção da Itália.
Como joga?
Mancini comandou a seleção italiano para a conquista da Eurocopa 2020, encerrando um jejum de meio século sem títulos no continente. Uma das principais marcas do seu trabalho foi a renovação e um estilo de jogo adaptável que potencializava os talentos individuais de seus atletas, mas que prezava um jogo coletivo.
De forma geral, a sua forma de jogar tem suas semelhanças com o que Arthur Jorge propunha para a equipe alvinegra na temporada glorioso que terminou com a conquista da Libertadores e do Brasileirão. Uma equipe ofensiva, passes curtos, com bastante movimentação e dinâmico.
Sua formação táticas favorita é o 4-3-3, mas o treinador não se limita à formação, que é muito funcional. Durante a campanha, a Itália foi capaz de se adaptar taticamente aos adversários, mas sempre mantendo o foco no ataque.
A ideia central é jogar próximo, apoiado, com constantes deslocamentos de frente para gerar muitas opções de passe.
Mancini gosta de explorar os atacantes pelos lados do campo e ocupar bem o meio-campo. Coletivo ao extremo, apostando em jogadas armadas na frente dos zagueiros, com toque de bola em velocidade. Além do jogo ofensivo, o italiano, assim como Artur Jorge, visa trabalhar a mentalidade vencedora dos jogadores dentro de campo.
– Podemos mudar a formação ou a forma de jogar, mas no final, são 11 jogadores no campo. Portanto, tudo se resume à mentalidade e ao desejo de vencer - mesmo que estejamos a conceder mais oportunidades ao adversários, dando-lhe mais espaço. Eu acredito que esta é a base de tudo. - disse o treinador, após a conquista da Euro.
➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Botafogo
O Botafogo volta a campo, neste domingo (9), contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca, no Nilton Santos. A bola rola a partir das 16h (de Brasília).

Tudo sobre

Futebol Nacional
Cebolinha, do Flamengo, recusa o Botafogo após primeira investida e prioriza sair do país
Há 16 horas
Futebol Internacional
Ex-goleiro do Botafogo vira destaque no campeonato português
Há 16 horas
Botafogo
Botafogo denuncia suposto golpe nas categorias de base
Há 17 horas
Botafogo
Botafogo perde Alex Telles para duelo com o Palmeiras
Há 20 horas
Futebol Internacional
Ex-Palmeiras e Botafogo protagoniza maior transferência entre clubes da MLS
Há 1 dia
Botafogo
Arthur Chaves no Botafogo: zagueiro desembarca no Rio de Janeiro
Há 1 diaMais LANCE!

Time da MLS anuncia Santi Rodríguez, ex-Botafogo, como reforço

Clube russo desistindo de jogador após exames? Já aconteceu, mas com diferenças…

Plata e Matheus Martins viram memes após reprovação no Dínamo Moscou

Dínamo se pronuncia após desistir de Plata e Matheus Martins

Matheus Martins nega problemas físicos e reprova decisão do Dinamo Moscou

Após melar negócios com Flamengo e Botafogo, Dínamo acerta com chileno

Botafogo abre conversas pela contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo

Matheus Martins é reprovado nos exames do Dínamo Moscou e retorna ao Botafogo

Botafogo encaminha contratação do zagueiro Arthur Chaves

Botafogo amanhece com protestos de torcida organizada no CT Lonier

Botafogo tenta o zagueiro Nathan Silva, mas esbarra em condição do Pumas-MEX

Botafogo corre por mais reforços na reta final da janela

Discurso x realidade: Botafogo despenca, e momento pede urgência



