Retrospectiva 2024: Luiz Henrique vai de coadjuvante a Rei da América com o Botafogo
Jogador assumiu a responsabilidade e se tornou principal peça da equipe gloriosa

O ano de 2024 foi histórico para o Botafogo, mas também está marcado como o melhor da carreira de Luiz Henrique. Revelado pelo Fluminense, o atacante foi cedo para a Europa, mas encontrou no Alvinegro e no retorno ao Brasil, o caminho para trilhar seu caminho de glórias, conquistas e se transformar no principal jogador da América.
▶️ Restrospectiva 2024: Botafogo enterra fantasmas em melhor temporada de sua história
▶️ Bastidores: saída de Artur Jorge do Botafogo envolve troca de acusações e valores milionários
Em fevereiro, o jogador foi anunciado como a maior contratação do futebol brasileiro. Aos 23 anos, atacante deixou o mercado europeu, vindo do Real Betis, da Espanha, e logo tomou conta dos holofotes. Ao todo, John Textor, desembolsou cerca de R$ 106 milhões para a contratação do jogador, que ao fim da temporada, mostrou ter valido o investimento.
O jogador chegou vestindo a camisa 99 e já tomou conta dos noticiários em sua coletiva de apresentação ao Botafogo. Ao fazer um paralelo da infância humilde com a valorização que conquistou nesse retorno ao Rio, Luiz Henrique se emocionou.
– Um moleque que sai do Vale do Carangola sem saber de nada e hoje está sendo o jogador mais caro da história. Orgulho. Sofremos muito, choramos muito, sinto orgulho por isso....(para e chora). Passei por muito sofrimento, chegar aqui para mim é muito orgulho. Trabalho muito, sou dedicado, faço de tudo todos os dias, sempre rindo, nunca de cara feia. Estou muito forte para ajudar o Botafogo. Esse clube merece muito estar lá no topo. - disse o atacante, que cumpriu sua promessa ao fim da temporada.
Estreia com derrota para o Flamengo
Assim como seus valores, as expectativas também eram altas para a estreia de Luiz Henrique, que aconteceu justamente em um clássico do Botafogo no Campeonato Carioca, contra o Flamengo. Na ocasião, a equipe de Tiago Nunes já não vinha desempenhando o seu melhor futebol e vinha de dois empates contra a Portuguesa e Nova Iguaçu. O resultado foi frustrante e roubou atenção daquela que foi o ponto alto da noite: a atuação do atacante.
Apesar do desempenho aquém da equipe, Luiz Henrique mostrou suas credenciais para o futebol brasileiro. Insinuante, velocista, dribles e arrancadas. Apesar de pouco tempo em campo e diversas coisas para se fazer, esta foi a tônica da estreia do jogador pelo Glorioso.
Lesão na sequência
Ao fim de fevereiro, Luiz henrique desfalcou o Botafogo depois de sofrer uma lesão de grau 2 na panturrilha esquerda em partida contra o Volta Redonda pelo Campeonato Carioca. O atacante começou a partida no banco de reservas e entrou no segundo tempo, mas só ficou 37 minutos em campo até que pediu substituição após sentir dores. Jogador ficou de fora da reta final do regional e dos jogos contra Aurora e Bragantino pela pré-Libertadores.
A volta aos gramados veio junto um mês e meio depois e com uma decisão simbólica. Com a saída de Victor Sá, Luiz Henrique deixou a camisa 99, que posteriormente seria utilizada por Igor Jesus, e assumiu a mística camisa 7, na decisão da Taça Rio contra o Boavista.
Início da caminhada na Libertadores
Ainda sob o comando de Fábio Matias, o Botafogo iniciou sua trajetória na Libertadores aos trancos e barrancos. Com uma outra formação e jogando um pouco mais recuado, Luiz Henrique demorou a engatar em gols pelo Botafogo. O início da fase de grupos da Libertadores foi abaixo do que esperava tanto do jogador quanto da equipe. Com duas derrotas seguidas, uma classificação para o mata-mata parecia distante.
Mas, o tão esperado momento de balançar as redes veio na terceira rodada, na primeira vitória do Glorioso na fase de grupos e na estreia de Artur Jorge na competição: 3 a 0 sobre o Universitario. Era o início de uma caminhada que terminou com o título inédito.
Chegada de Artur Jorge potencializa o atacante
A chegada de Artur Jorge ao time alvinegro evidenciou o potencial ofensivo de Luiz Henrique que logo desandou em fazer gols. O treinador estabeleceu o esquema 4-3-3 e, com a lesão de Júnior Santos, o novo camisa 7 despontou como o destaque da equipe. Com o português, o time encaixou rapidamente e a dupla com Savarino começou a mostrar o que se tornaria o melhor ataque do futebol brasileiro.
O modelo ofensivo do técnico combinada com uma mentalidade vencedora transformaram o Botafogo em um time completamente diferente daquele visto em 2023.
Caçador de Urubu
Depois da partida contra o Universitario, pela Libertadores, o atacante desencantou e começou a mostrar a que veio. No jogo seguinte, hora da redenção. Clássico contra o Flamengo, no Maracanã, e após uma estreia frustrada, Luiz Henrique marcou seu primeiro gol no Campeonato Brasileiro. Vitória de 2 a 0 sobre o rival e o camisa 7 se tornou o Pantera Negra, caçador de urubu, caindo nas graças da torcida.

Seleção Brasileira e dupla com Igor Jesus
Na janela de meio do ano, John Textor fez apostas certeiras, chegaram mais sete jogadores que se adaptaram rapidamente e encontraram seu espaço na equipe titular de Artur Jorge. Entre elas, dois pilares de um quarteto ofensivo avassalador: Thiago Almada e Igor Jesus, que se juntaram a Savarino e Luiz Henrique.
A fusão do camisa 7 com o 99 deu frutos para além do Botafogo. Depois de um início meteórico de Igor e as constantes boas atuações de Luiz Henrique, os olhos de Dorival Júnior pairaram sob a dupla alvinegra.
Luiz Henrique foi o primeiro alvinegro a ser convocado para os duelos contra Paraguai e Equador, pelas Eliminatórias. Em um momento de pressão, o jogador não se intimidou. Na convocação seguinte, a dupla estava formada. O Botafogo passou 26 anos sem ter um jogador marcando pela Seleção Brasileira, mas essa marca foi quebrada em dose dupla ao resolverem a vida da seleção de Dorival, em vitória de virada sobre o Chile.
Extracampo: esposa, amante e tentativas de extorsão
Apesar do bom momento dentro das quatro linhas, a vida de Luiz Henrique também esteve movimentada em sua vida pessoal. Carolina Andrade, ex-mulher do jogador, usou as redes sociais para fazer a acusação de bigamia contra o atleta, e alegou que uma mulher, que seria a amante, esteve presente no estádio da partida entre Brasil e Equador, e se passou por sua esposa. Ali, o camisa 7 do Botafogo e Carolina estariam em vias de separar oficialmente.
"Bigamia no Brasil é crime", escreveu Carolina nas redes sociais, sugerindo que a relação configuraria uma violação legal. Durante a vitória da Seleção Brasileira sobre o Equador por 1 a 0, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Após a repercussão, Carolina e Luiz Henrique deixaram de se seguir nas redes sociais.
Depois da polêmica, Luiz Henrique assumiu o relacionamento com Tammy Parisoto, oficializando um noivado em seguida. Mas, a vida do jogador estaria longe da tranquilidade.
O atacante viveu momentos de tensão ao longo da temporada ao ser extorquido pela prima de sua ex-mulher. Raissa Cândida da Rocha foi presa e confessou o crime à polícia. Em conversas pelo WhatsApp, Raissa chegou a pedir R$20 mil sob ameaças de divulgar vídeos íntimos do atleta.
O camisa 7 comunicou à direção da SAF sobre as tentativas de extorsão, e a Polícia Civil foi comunicada novamente. Os agentes da DAS orientaram o Botafogo a tirar o celular do jogador, para que ele não continuasse respondendo às chantagens, e acelerou a investigação. Assim, ficou descoberto que o autor do crime era um amigo da família da ex-mulher de Luiz Henrique.
Dono da América e do Brasil
Para consagrar uma temporada que já estaria marcada na carreira do jovem de 23 anos, faltavam os títulos. E vieram em dose dupla. Em final inédita da Libertadores, contra o Atlético-MG, em Buenos Aires, Luiz Henrique viveu o estopim de sua jornada como atleta.
O Botafogo precisou jogar mais de 90 minutos com 10 jogadores em campo depois da expulsão de Gregore no primeiro minuto da partida, mas pareceu não sentir a pressão. Na hora da verdade, o talento sobressaiu na dificuldade. Luiz Henrique recebeu o passe de Almada pela esquerda, limpou a jogada e passou para Marlon Freitas. Em rebote do chute do capitão, o camisa 7 bateu de primeira para estufar as redes de Éverson e abrir o placar da decisão.
A torcida alvinegra não teve nem tempo de terminar de comemorar. Cinco minutos depois, Luiz Henrique, novamente ele, sofreu pênalti, derrubado pelo goleiro atleticano. Alex Telles fez o segundo da marca da cal, para a euforia absoluta no Monumental de Núñez. Ainda deu tempo de um terceiro gol, marcado por Júnior Santos no minuto final. Por fim, 3 a 1 no placar, título inédito e Luiz Henrique coroado como o melhor jogador da partida.
Uma semana depois, mais um título para comemorar. Líder do Brasileirão e decidindo em casa, a taça do campeonato nacional veio depois de uma espera de 29 anos ao vencer o São Paulo por 2 a 1.
Para fechar o ano com chave de ouro, o atacante foi eleito o Rei da América, nesta terça-feira (31), em eleição feita pelo jornal uruguaio "El País". O camisa 7 do Glorioso recebeu 128 votos (52%), e a votação contou com a participação de 244 jornalistas esportivos de todo o continente. Savarino ficou em segundo lugar com 10% dos pontos. O atleta concorria à premiação junto com mais dois jogadores alvinegros: Thiago Almada e Igor Jesus. Além de Lionel Messi e Léo Hernández, do Peñarol. É a primeira vez que um atleta do Botafogo vence a categoria.
Assim foi o retorno de Luiz Henrique ao futebol brasileiro: campeão de tudo, estreia com a Amarelinha e um futuro indefinido: hora de rumar à Europa ou seguir no Botafogo?
➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

Tudo sobre

Botafogo
Ferraresi fala de renovação com o Botafogo e projeta clássico com Fluminense
Há 18 minutos
Botafogo
Botafogo vence concorrência e contrata Matheus Henrique, da Ponte Preta
Há 15 horas
Botafogo
Justiça do Rio publica edital da Recuperação Judicial da SAF Botafogo
Há 18 horas
Botafogo
Botafogo assina contrato profissional com atacante Cauã Machado
Há 20 horas
Botafogo
De saída para Portugal, goleiro Raul se despede do Botafogo
Há 1 dia
Futebol Internacional
John Textor contesta mudança societária em clube da Bélgica
Há 1 diaMais LANCE!

Chris Ramos elogia Oviedo após empréstimo pelo Botafogo

Botafogo define novo presidente do Conselho de Administração da SAF

Por onde anda Valdeir 'The Flash', ex-atacante do Flamengo, Botafogo e São Paulo?

Igor Jesus chama atenção em Sporting x Nottingham Forest

Oitavas da Sul-Americana estão definidas e garantem valor milionário aos clubes

Botafogo se reapresenta com novidades e mira mês cheio

Pri Back e Vanessinha projetam reta decisiva do Cruzeiro no Brasileirão Feminino

Ex-Botafogo e Vasco, meia recebe prêmio na Superliga Chinesa

Lucas Monzón realiza sonho no Botafogo e mira título em 2026

Chaveamento da Sul-Americana: Brasil tem cinco times nas oitavas

Por onde anda Schwenck, ex-atacante de Botafogo e Cruzeiro?

Botafogo recebe diploma de Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Rio

Danilo Pereira é apresentado pelo Botafogo e projeta passagem: 'Muito motivado'



