menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Botafogo negocia ida de Rafael Lobato para clube português

Jovem foi "solução" do Botafogo no Cariocão

imagem cameraRafael Lobato em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Avatar
Rio de Janeiro (RJ)
Leonardo-bessa-aspect-ratio-1024-1024
Leonardo Bessa
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 06/07/2025
16:16

  • Matéria
  • Mais Notícias

Promessa das categorias de base do Botafogo, o atacante Rafael Lobato, de 19 anos, pode estar de saída para o futebol europeu. Ainda em tratativas por renovação com o Glorioso, o jogador entrou no radar do Rio Ave, de Portugal, e as negociações esquentaram nos últimos dias.

continua após a publicidade

A SAF ainda ajusta o modelo de negócio e estuda possibilidades para a transferência acontecer. A SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do Rio Ave tem o grego Evangelos Marinakis como dono de 80% das ações - ele e John Textor estreitam laços por projetos envolvendo jovens atletas.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Botafogo

Rafael Lobato disputou dez partidas pelo time principal do Botafogo em 2025, sendo nove pelo Campeonato Carioca e uma na Supercopa Rei. Já no Brasileirão Sub-20, o jogador tem 11 jogos e sete gols marcados.

continua após a publicidade

O jogador tem sido ausência no dia a dia do sub-20 do alvinegro. Ele não participou dos últimos jogos da categoria e não tem treinado com o grupo comandado por Rodrigo Bellão.

Lobato foi "solução" do Botafogo no Cariocão

Apontado como promessa para a temporada e alçado a solução caseira para o Campeonato Carioca, Rafael Lobato esteve no elenco principal do Glorioso no início do ano, atuando, inclusive, como coringa na Taça Guanabara: lateral-esquerdo, meia e ponteiro. Mas o jovem perdeu espaço e retornou ao Sub-20 do time.

continua após a publicidade

Racismo já foi barreira na carreira e na vida

Se hoje Lobato tem boas perspectivas para a carreira, o jovem enfrentou adversidades que deixaram marcas no início da trajetória no futebol.

- Já enfrentei preconceitos sociais e raciais. Senti na pele que colegas e seus familiares não queriam aproximação. Certa vez, numa confraternização entre atletas e pais, ignoraram totalmente a mim e minha mãe por sermos de uma comunidade carente. Já fizeram gozação até com a minha chuteira. Isso dói muito, mas também dá uma força enorme para buscar os objetivos - afirmou Rafael Lobato.

Rafael Lobato - Botafogo
Rafael Lobato em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias