Botafogo abre treino e Renato Paiva detalha ideia de jogo
Glorioso abriu o treino para a imprensa nesta quinta-feira (20)

O Botafogo abriu o treino para a imprensa, nesta quinta-feira (20), como há muito tempo não se via. Em um dia atípica no CT Lonier, Renato Paiva deu seu 14º treino com o elenco alvinegro, mostrou mudanças que planeja fazer na equipe e detalhou ideias de estilo de jogo. Confira imagens abaixo:
➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo
➡️ Imprensa argentina analisa Botafogo na Libertadores: 'Dos brasileiros é o mais fraco'
Em uma primeira atividade, o time fez um treino de finalização em um gol de tamanho menor e troca de passes. O destaque ficou para Igor Jesus e Artur que acertaram praticamente todos os chutes no alvo, além de força e precisão na hora de finalizar. Esse primeiro período levou cerca de 15 minutos, até o início do treino de intensidade.
Em um segundo momento, o treinador dividiu o elenco em dois times, mas com equipes mescladas, sem esboçar uma escalação titular. Nesse período, o time com colete tentava sair jogando, enquanto o time sem colete pressionava a saída de bola. O treino foi mais focado em marcação, pressão e construção de jogada, com três gols marcados: dois do Patrick de Paula e uma de Igor Jesus.
Na terceira atividade, Renato Paiva fez um treino explorando as laterais do campo, com os pontas mais abertos. Nathan Fernandes de um lado e Matheus Martins do outro, com treino de cruzamentos e construção de jogadas externas.
Após o período de treino no campo, que levou cerca de uma hora. O treinador falou sobre o seu estilo de jogo, como gosta de jogar e de algumas modificações que tem feito com posicionamento de jogadores. Um deles é Igor Jesus, que deve jogar mais fixo na área, em vez de sair para construção.
– Nós temos uma ideia de jogo que assenta muito, como eu já disse várias vezes, com um jogo posicional. O jogo posicional é a equipe estar junta atacando e defendendo. Porquê? Porque se está junta, quando ataca tem mais linhas de passe, tem mais dinâmicas interiores e exteriores, coloca mais jogadores nas zonas onde está a bola, seja fora da área, seja dentro da área, e depois, dentro disso, aprender com os que ficam mais atrás, a defender com menos, ocupar bem as zonas para defender com menos e anular as referências de transição do adversário.
Como quer que o Botafogo jogue
– É o espaço entre linhas, seja entre a linha média e a linha defensiva, seja entre a linha avançada e a linha média, e aí tu deixas espaço para o adversário crescer, progredir e ir na direção da tua área. Obviamente que a equipe quando está compacta e está mais perto do gol adversário, o espaço está nas costas. Esse é o perigo desta forma de jogar e de defender, mas obviamente nós também temos, e estamos a trabalhando nisso, antídotos porque as grandes equipes no futebol mundial jogam assim e já o Botafogo também jogava assim e ganhou os títulos jogando assim.
Posicionamento do Igor Jesus
– No sistema que nós jogamos, que é o 433 ou o 4231, nós jogamos com dois 'nove'. Mas, o Igor não quis contar tudo, e ainda bem, é um menino inteligente. Há zonas que ele atua de forma preferencial por conta das características dele. O que nós de fato queremos é que as jogadas terminem com o Igor na zona, que é onde ele é muito bom, dentro da área para fazer gols.
O Botafogo volta a campo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, no domingo, dia 30 de março, no Allianz Parque. A bola rola a partir das 16h (de Brasília) para o duelo entre o vice e o campeão do campeonato nacional de 2024.

Tudo sobre

Futebol Internacional
Ex-Palmeiras e Botafogo, Rafael Navarro chega a dezesseis gols na MLS
Há 1 dia
Lance! Negócios
Botafogo e Santos impulsionam redes sociais em setembro com reforços
Há 1 dia
Botafogo
Tite tem espaço para potencializar peças-chave do Botafogo
Há 1 dia
Futebol Nacional
Geração 2030: Seleção Sub-20 reúne joias que já começam a despontar
Há 2 dias
Botafogo
Patrocinadora do Botafogo se posiciona após veto a bets: 'Não acaba'
Há 2 dias
Futebol Nacional
Botafogo x Vasco: venda de ingressos é aberta para clássico; veja preços e como comprar
Há 3 diasMais LANCE!

Campeões brasileiros da Libertadores já cumpriam novo limite de estrangeiros da CBF

Ex-Botafogo, goleiro Neto é anunciado pela Juventus

Botafogo acompanha situação das bets e aguarda desdobramentos; patrocinadora não se posiciona

Alex Telles, do Botafogo, vai a jogo da NFL e declara torcida: 'Magnífico'

Botafogo conhece datas de jogos até a 34ª rodada do Brasileirão

Botafogo prepara retorno de Matheus Martins contra o Vasco

Lamacchia no Vasco: veja os aportes iniciais de outras SAFs

Fim das bets: veja o peso dos patrocínios nas folhas salariais dos clubes

Botafogo anuncia nova Diretora de Operações da SAF

Quais os próximos passos da SAF do Botafogo após aprovação de aumento do capital social

Danilo, do Botafogo, tem atuação segura e joga os 90 minutos em empate da Seleção

Assembleia aprova aumento de capital social da SAF do Botafogo; entenda

Estudo aponta jogadores sub-21 mais valiosos do futebol sul-americano; meia do Botafogo lidera
