Bar com decoração do Vasco em Pinheiral

Seu Antônio em seu bar com decoração do Vasco em Pinheiral, no sul do Rio (Foto: David Nascimento/LANCE!Press)

David Nascimento
23/01/2016
08:00
Enviado especial a Pinheiral (RJ)

A menos de 500 metros do CT João Havelange, onde o Vasco faz a sua pré-temporada há quatro anos na pacata cidade de Pinheiral, no sul do Rio de Janeiro, Seu Antônio José de Oliveira, de 66 anos, administra o “Bar do Vasco”. Torcedor fanático desde a infância, ele recebeu a reportagem do LANCE! ao lado da esposa, Maria de Fátima, 62, com uma simplicidade vista apenas no interior. Nas primeiras palavras, Antônio se emociona apenas de falar do seu amor:

– Sou vascaíno doente desde que me conheço por gente. Com meus pais, ouvia no rádio de pilha os jogos do Vasco e me emociono até hoje. Como nunca tive condições financeiras, ainda não consegui realizar meu sonho de ir no estádio. Mas apenas de ver o time ganhando eu fico feliz. É o que importa, né?

‘Pinheiral e Vasco combinam. E o meu amor pelo clube nunca irá acabar’, disse Seu Antônio, dono do bar

O espaço do bar é pequeno e humilde, típico de interior. Mas mesmo assim, em cerca de 20 metros quadrados, a paixão pelo Vasco pode ser percebida por qualquer um. São mais de 100 referências ao clube, entre adesivos, faixas e bandeiras, com até inscrições na mesa de sinuca. A geladeira, desgastada com o tempo, também dá o sinal.

Na estrada bastante irregular, seu Antônio revela um sonho: algum dia, poder contar com a presença de algum jogador do Vasco em seu bar. Nem que seja apenas para dar um oi. Antes que este dia chegue, ele quer reformar o local, trocar a TV de tubo de 14 polegadas e colocar uma tela plana de 40. Tudo para ver o time voltar à Série A.

CONFIRA ABAIXO GALERIA ESPECIAL DO BAR VASCAÍNO EM PINHEIRAL (RJ)
(Fotos: David Nascimento/LANCE!Press)

- Aqui passo apenas jogos do Vasco. Nada de Flamengo, Fluminense, Botafogo... Aqui é só Vasco. Estou juntando dinheiro todo mês para trocar a televisão. Vamos voltar para a Série A e fazer a festa.

Com o retorno à Série A, Seu Antônio, Pinheiral e toda a torcida do Vasco pelo mundo irá fazer a festa.

BATE-BOLA
SEU ANTÔNIO
DONO DO BAR, AO LANCE!


‘Amo o Vasco desde quando nasci. O clube é a minha história de vida’

Como surgiu a ideia de fazer um bar com a decoração do Vasco?
Amo o Vasco desde quando nasci. Queria homenagear o clube de alguma forma, e decidi em fazer esse bar com as decorações. O Vasco é a minha história de vida, nunca escondi isso de ninguém. Minha esposa que queria um bar normal, mas a convenci (risos).

Como é que fica o bar em dias de jogos do Vasco?
Bem animado e cheio. A movimentação aumenta de maneira significativa. Até que poderia ter jogos do Vasco todos os dias, para que fosse possível ter essa movimentação diariamente. Isso é muito legal.

Pensa em sair de Pinheiral em algum dia, quem sabe ir para a capital, para poder ir a São Januário acompanhar de perto os jogos?
Pinheiral é minha vida, sair daqui não penso não. Mas quem sabe, um dia, eu pegue a estrada e vá até São Januário vê o jogo do meu Vasco. Ainda mais se for em uma partida sobre o Flamengo, porque ganhar deles é muito mais gostoso. Muito mais mesmo.