LANCE!
14/11/2016
07:25
Rio de Janeiro (RJ)

Em uma Seleção Brasileira com 100% de aproveitamento com Tite, jogando bem e passando poucos sustos nas Eliminatórias, o treinador tem se valido relativamente pouco das peças do banco nos primeiros cinco jogos no cargo. Quem é reserva com Tite, até agora, tem recebido poucas oportunidade, o que coloca os substitutos praticamente em um “Se vira nos 30” com a camisa do Brasil.

Nos cinco jogos de “Titebilidade” na Seleção, o tempo em campo dos jogadores que saíram do banco – sem contar os acréscimos – é de 158 minutos: uma média de 13 minutos/jogo. Foram, ao todo, 12 substituições realizadas a partir da vitória sobre o Equador, sendo metade feita após os 35 minutos do segundo tempo. Teve jogo em que nem as três alterações Tite chegou a fazer, como diante dos próprios equatorianos e dos venezuelanos.


Apesar do tempo escasso a quem começa no banco, Coutinho soube aproveitar a chance que teve. Ele foi quem entrou mais cedo em jogos do Brasil, aos 16 da etapa final na estreia de Tite. Aí roubou a titularidade de Willian após contribuir para a mudança de panorama contra Equador e Colômbia.

O meia é o único dos que entraram durante os jogos que contribuiu com assistência nos 15 gols que a Seleção marcou. Roberto Firmino é mais um na lista de responsáveis diretos por gols, porque balançou as redes contra a Bolívia.

Se mexer pouco no time dá pouca margem a testes, o outro lado da moeda é o crescimento do entrosamento dos titulares dentro da filosofia de jogo de Tite. Os resultados e a performance da Seleção Brasileira nos últimos cinco jogos não dão nem margem a críticas.

A estratégia tem dado certo e o Peru pode ser a próxima vítima, na madrugada de terça para quarta, pela 12 rodada das Eliminatórias.

AS SUBSTITUIÇÕES DE TITE
(*minutos, sem contar acréscimos)

Equador
Coutinho - 29 minutos jogados

Colômbia
Coutinho - 24 minutos jogados
Giuliano - 19 minutos jogados
Taison - 4 minutos jogados

Bolívia
Firmino - 23 minutos jogados
Willian - 21 minutos jogados
Lucas Lima - 14 minutos jogados

Venezuela
Giuliano - 7 minutos jogados
Taison - 1 minutos jogados

Argentina
Firmino - 8 minutos jogados
Douglas Costa - 5 minutos jogados
Thiago Silva - 3 minutos jogados

Total de minutos dos reservas - 158
Média em 5 jogos - 13 minutos/jogo para reservas