Michael Beale - Liverpool FC

O inglês Michael Beale já tem trabalhado com Rogério Ceni no Brasil (Foto: Divulgação)

Alex Sabino e Marcio Porto
03/12/2016
06:50
São Paulo (SP)

O São Paulo está perto de acertar com Michael Beale, que estava como treinador do Sub-23 do Liverpool (ING), para ser auxiliar de Rogério Ceni. O inglês até já se despediu dos Reds. Mas o que esperar desse profissional que passou dez anos na base do Chelsea e mais quatro no Liverpool? É um técnico que gosta de jogar no ataque e que diz sempre não estar preocupado com os resultados:

– Eu me preocupo com a evolução dos jogadores jovens – dizia toda semana, na Inglaterra, como um mantra, aos jornalistas locais.

Beale tem uma visão mais técnica do que tática do jogo e é muito próximo a Pep Lijnders, que era treinador na base e hoje trabalha como elo entre o elenco profissional e Jurgen Klopp, treinador do Liverpool, com a academia.

O profissional é muito aberto a conversar com os repórteres e tem um poder de comunicação muito bom... em inglês. Desafio para ele será se manter assim com o português, embora tenha o perfil de pessoa que goste deste tipo de desafio. Ele deve começar a fazer aulas de português nos próximos dias.

Nesta temporada, ele teve de trabalhar na equipe reserva com jogadores caros que não estavam sendo aproveitados por Klopp, como o zagueiro Mamadou Sakho e o meia Tiago Llori.

Beale  teve sucesso recentemente com jogadores jovens, incluindo Ben Woodburn. Nesta semana, o  garoto fez um gol nas quartas de final da Copa da Liga, contra o Leeds United e se transformou no jogador mais jovem a fazer um gol pelo profissional do Liverpool (17 anos e 45 dias). Superou Michael Owen. Ele também foi responsável pela evolução de outros jogadores que são grandes apostas do Liverpool, como Ovie Ejaria e Trent Alexander-Arnold.

O inglês já está no Brasil e assistiu ao lado de Ceni e do diretor de marketing Vinicius Pinotti a primeira final do Paulista Sub-20, no último domingo, em Cotia. O São Paulo goleou o Capivariano: 4 a 0.

A apresentação de Rogério Ceni será na próxima quinta-feira e a tendência é que Beale seja anunciado junto. O ex-goleiro ainda deve escolher um preparador físico e um preparador de goleiros.