Michael Beale - Liverpool FC

O inglês Michael Beale, cotado para ser auxiliar de Ceni no São Paulo Foto: Divulgação)

Alex Sabino e Marcio Porto
02/12/2016
15:29
São Paulo (SP)

Não é um ex-jogador consagrado, muito menos brasileiro: o profissional que Rogério Ceni definiu para ser seu auxiliar no comando do São Paulo é inglês, atende pelo nome de Michael Beale e atualmente estava treinando o time Sub-23 do Liverpool, da Inglaterra. 

A informação foi divulgada pelo site "Globoesporte.com" e confirmada pela reportagem do LANCE!, que também apurou que Beale já se desligou do Liverpool para poder trabalhar no São Paulo. O acordo com o inglês ainda não foi fechado, mas já é dado como certo no Tricolor. Um ponto importante era a questão financeira, já que Beale recebe em libras no futebol inglês, mas o desejo do profissional de trabalhar com Ceni no Brasil pesou.

Michael Beale é um estudioso do futebol e tem vasta experiência em categorias de base. Antes de treinar as categorias Sub-15, Sub-16, Sub-21 e Sub-23 do Liverpool, no qual está desde 2012, o profissional passou dez anos no Chelsea, também desenvolvendo trabalho para a base.

A aproximação de Ceni com o inglês se deu no período em que o ex-goleiro foi estudar na Europa. Ceni esteve na Inglaterra, onde passou por alguns clubes, inclusive o Liverpool, do técnico alemão Jürgen Klopp. Nesse momento, estreitou a relação com Michael, que revelou seu desejo de aplicar seu conhecimento em outras partes do mundo.


Michael, então, veio ao Brasil e já começou a fazer trabalhos com Rogério Ceni. No domingo passado, ao lado do diretor de marketing do Tricolor, Vinicius Pinotti, eles assistiram juntos ao primeiro jogo da final do Campeonato Paulista Sub-20, entre São Paulo e Capivariano: vitória tricolor por 4 a 0. Ele é o primeiro na foto acima.

O São Paulo pretendia apresentar Rogério Ceni na última terça-feira, mas adiou diante do acidente que vitimou a delegação da Chapecoense na Colômbia, com 71 mortos. Ceni deve ser apresentado na quinta ou sexta-feira da semana que vem, possivelmente com o anúncio da contratação de Michael Beale.

O profissional inglês tem nove livros publicados sobre técnicos de trabalho no futebol e possui licença da UEFA. Ceni ainda espera contar com um preparador de goleiros e provavelmente um preparador físico para trabalhar no São Paulo. Pintado, auxiliar da comissão técnica fixa, no entanto, permanece.

* atualizada às 17h32