Mena - São Paulo

Mena desembarcou em São Paulo na noite de terça e foi recebido pelo LANCE!

Bruno Grossi e Marcio Porto 
06/01/2016
06:40
São Paulo (SP)

Nesta quarta-feira, o chileno Eugenio Mena chega ao São Paulo para fazer exames médicos, assinar com o Tricolor e já treinar com o elenco no primeiro dia de pré-temporada no CT da Barra Funda. A contratação, por empréstimo do Cruzeiro, não teve custos para o clube paulista, que tentará fazer com que o reforço acabe com uma sina de fracassos na lateral esquerda desde 2011.

E MAIS: Veja uma galeria do vaivém dos gringos no mercado brasileiro

O último jogador que conseguiu ser titular da posição em duas temporadas consecutivas no São Paulo foi Júnior César, contratado em 2009 e que ocupou o posto sem concorrência por dois anos mesmo com a chegada de Carleto. O ala, hoje no Tupi (MG), só perdeu espaço quando Juan foi contratado em 2011, dando início aos problemas tricolores no lado esquerdo do setor defensivo.


Juan começou bem no Campeonato Paulista, mas logo caiu de rendimento e em desgraça com a torcida, que o perseguia na maioria dos jogos. No ano seguinte foi emprestado ao Santos e viu o São Paulo pagar cerca de R$ 7 milhões para tirar Cortez do Botafogo. O roteiro se repetiu com início promissor, vaga na Seleção Brasileira e até título da Copa Sul-Americana, mas em 2013 Cortez, perdeu espaço para Carleto - voltou de empréstimo - acabou afastado do elenco e emprestado ao Benfica (POR) - agora defende o Albirex Niigata (JAP) e não voltará ao Morumbi.

Também em 2013, Juan chegou a ser reintegrado ao elenco por Ney Franco após o afastamento de Cortez, mas novamente durou pouco e foi ao Vitória. Na mesma época, os tricolores buscaram o decadente argentino Clemente Rodríguez no Boca Juniores (ARG) e Reinaldo no Sport. O primeiro fez apenas três jogos e recebeu um cartão vermelho, enquanto o segundo tem contrato até 2018 e relação estremecida com a torcida.

Cruzeiro x São Paulo - Gol Reinaldo (Foto: Gil Leonardi/ LANCE!Press)
O criticado Reinaldo celebra gol marcado contra o Cruzeiro, no Mineirão, ainda em 2013 (Foto: Gil Leonardi/ LANCE!Press)

Em 2014 foi a vez do uruguaio Alvaro Pereira ser contratado por empréstimo da Internazionale (ITA) e começar a todo vapor. Com raça e participações frequentes em gols, Palito ganhou o carinho da torcida e foi poupado quando viveu momento ruim no fim da temporada e perdeu a vaga para Michel Bastos. Em janeiro de 2015, insatisfeito, foi repassado ao Estudiantes (ARG) e deixou Carlinhos, contratado do Fluminense, ficar com a posição. Mais tarde, Reinaldo também ocuparia o posto, bem como o garoto Matheus Reis, que veio da base.

Confira a lista de laterais-esquerdos contratados pelo São Paulo desde 2009:

2009 - Júnior César - Fluminense
2010 - Carleto - Valencia (ESP)
2011 - Juan - Flamengo
2012 - Cortez - Botafogo
2013 - Clemente Rodríguez - Boca Juniores (ARG)
2013 - Reinaldo - Sport
2014 - Alvaro Pereira - Internazionale (ITA)
2015 - Carlinhos - Fluminense

Alvaro Pereira - Treino do São Paulo (Foto: Ale Cabral /LANCE!Press)
Alvaro Pereira se despediu em 2015 (Foto: Ale Cabral /LANCE!Press)