Gonçalo Paciência - Honduras x Portugal

Gonçalo marca o gol da virada portuguesa no Engenhão (Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP)

Felipe David
07/08/2016
17:16
Rio de Janeiro (RJ)

Há 88 anos os portugueses não sabiam o que era engatar duas vitórias seguidas em jogos de futebol válidos por torneios olímpicos. Mas neste domingo o tabu foi quebrado.

Após estreiar com uma grande vitória diante dos argentinos, Portugal encontrou dificuldades, mas confirmou o favoritismo diante de uma valente seleção de Honduras e venceu, de virada, por 2 a 1, neste domingo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo D do torneio masculino dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Os gols portugueses foram anotados por Tobias Figueiredo e Gonçalo Paciência, aos 20 e 35 minutos da primeira etapa, respectivamente. Alberth Elis havia aberto o placar para os hondurenhos logo no minuto inicial de jogo.

Com o resultado, Portugal lidera a chave com seis pontos e só não garante antecipadamente vaga antecipada para a segunda fase neste domingo se a Argélia derrotar a Argentina. Honduras, por sua vez, ocupa a vice-liderança, com três pontos, e decide seu futuro na última rodada.

Na quarta-feira, Portugal encara a Argélia no Mineirão, às 13h. No mesmo horário, Argentina e Honduras duelam no Mané Garrincha, em Brasília. Os confrontos definirão os classificados para as quartas-de-final.

O JOGO


Trinta segundos. Esse foi o tempo que Honduras demorou para abrir o placar no Engenhão. Alberth Elis aproveitou cruzamento de Romell Quioto, o grande craque dessa seleção. Passado o susto inicial, aos poucos Portugal foi conquistando o domínio territorial em campo, até que chegou ao empate aos 20 minutos com Tobias Figueiredo, de cabeça. A virada veio ainda na primeira etapa com Gonçalo Paciência, aos 35.

Na etapa final, Portugal só não ampliou o placar porque o goleiro Luis López, de Honduras, estava inspirado e "passou o cadeado" no gol ao fazer pelo menos quatro grandes defesas. Os hondurenhos também tiveram chances de empatar com o centroavante Lozano, mas o placar permaneceu inalterado até o apito final.


FICHA TÉCNICA
HONDURAS 1 X 2 PORTUGAL
Data/hora: Domingo, 07/08
Local: Estádio Olímpico Nilton Santos (RJ)
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Assistentes:
Christian Lezcano (EQU) e Byron Romero (EQU).
Renda/Público: Não divulgados.

Cartões Amarelos: Tobias Figueiredo, Sergio Oliveira (POR), Johnny Palacios, Bryan Ramirez (HON).

Gols: Alberth Elis, 1/1ºT (1-0), Tobias Figueiredo, 20/1ºT (1-1), Gonçalo Paciência, 35/1ºT (1-2)

HONDURAS: López, Pereira, Álvarez, Vargas, Acostas; Johnny Palacios, Lozano, Quioto, Banegas (Jhow Benavides), García; Alberth Elis . Técnico: Jorge Luis Pinto

PORTUGAL: Varela, Fonseca, Edgar, Figueiredo, Esgaio; Tomás, Sergio Oliveira (Chico Ramos), Bruno Fernandes, André Martins; Salvador Agra (Carlos Mané), Gonçalo Paciência (Pité). Técnico: Rui Jorge