Portugal vence de virada e quebra jejum de 88 anos no futebol olímpico

Lusos sofrem gol relâmpago, mas conseguem virada sobre Honduras ainda na primeira etapa. Classificação antecipada chega neste domingo se Argélia não derrotar Argentina 

Gonçalo Paciência - Honduras x Portugal
Gonçalo marca o gol da virada portuguesa no Engenhão (Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP)

Escrito por

Há 88 anos os portugueses não sabiam o que era engatar duas vitórias seguidas em jogos de futebol válidos por torneios olímpicos. Mas neste domingo o tabu foi quebrado.

Após estreiar com uma grande vitória diante dos argentinos, Portugal encontrou dificuldades, mas confirmou o favoritismo diante de uma valente seleção de Honduras e venceu, de virada, por 2 a 1, neste domingo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo D do torneio masculino dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Os gols portugueses foram anotados por Tobias Figueiredo e Gonçalo Paciência, aos 20 e 35 minutos da primeira etapa, respectivamente. Alberth Elis havia aberto o placar para os hondurenhos logo no minuto inicial de jogo.

Com o resultado, Portugal lidera a chave com seis pontos e só não garante antecipadamente vaga antecipada para a segunda fase neste domingo se a Argélia derrotar a Argentina. Honduras, por sua vez, ocupa a vice-liderança, com três pontos, e decide seu futuro na última rodada.

Na quarta-feira, Portugal encara a Argélia no Mineirão, às 13h. No mesmo horário, Argentina e Honduras duelam no Mané Garrincha, em Brasília. Os confrontos definirão os classificados para as quartas-de-final.

O JOGO


Trinta segundos. Esse foi o tempo que Honduras demorou para abrir o placar no Engenhão. Alberth Elis aproveitou cruzamento de Romell Quioto, o grande craque dessa seleção. Passado o susto inicial, aos poucos Portugal foi conquistando o domínio territorial em campo, até que chegou ao empate aos 20 minutos com Tobias Figueiredo, de cabeça. A virada veio ainda na primeira etapa com Gonçalo Paciência, aos 35.

Na etapa final, Portugal só não ampliou o placar porque o goleiro Luis López, de Honduras, estava inspirado e "passou o cadeado" no gol ao fazer pelo menos quatro grandes defesas. Os hondurenhos também tiveram chances de empatar com o centroavante Lozano, mas o placar permaneceu inalterado até o apito final.


FICHA TÉCNICA
HONDURAS 1 X 2 PORTUGAL
Data/hora: Domingo, 07/08
Local: Estádio Olímpico Nilton Santos (RJ)
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Assistentes:
Christian Lezcano (EQU) e Byron Romero (EQU).
Renda/Público: Não divulgados.

Cartões Amarelos: Tobias Figueiredo, Sergio Oliveira (POR), Johnny Palacios, Bryan Ramirez (HON).

Gols: Alberth Elis, 1/1ºT (1-0), Tobias Figueiredo, 20/1ºT (1-1), Gonçalo Paciência, 35/1ºT (1-2)

HONDURAS: López, Pereira, Álvarez, Vargas, Acostas; Johnny Palacios, Lozano, Quioto, Banegas (Jhow Benavides), García; Alberth Elis . Técnico: Jorge Luis Pinto

PORTUGAL: Varela, Fonseca, Edgar, Figueiredo, Esgaio; Tomás, Sergio Oliveira (Chico Ramos), Bruno Fernandes, André Martins; Salvador Agra (Carlos Mané), Gonçalo Paciência (Pité). Técnico: Rui Jorge

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter