Basquete

Brasileiras tentam tomar a bola da adversária na final do evento teste (Foto: RIO 2016 / ALEX FERRO)

Bernardo Cruz
17/01/2016
22:18
Rio de Janeiro (RJ)

A Austrália venceu neste domingo o Brasil por 77 a 67 e faturou o Torneio Internacional de Basquete Feminino, evento-teste para os Jogos Olímpicos deste ano. A partida aconteceu na Arena Carioca 1, palco da modalidade em agosto. O destaque da Austrália foi Mitchell com 16 pontos. Pelo lado brasileiro, o destaque foi Clarissa, com 18 pontos (Érika foi a maior pontuadora brasileira com 20 pontos).

A Seleção Brasileira fez um primeiro tempo ruim. A equipe do técnico Antônio Carlos Barbosa cometeu muitos erros e teve muita dificuldade para superar a forte marcação das australianas. A única que destoava era Clarissa, que além de ser a pontuadora constante do Brasil, ainda realizou roubos de bola.

Já a Austrália, mesmo sem suas principais jogadoras, teve um início consistente, mas também cometia seus erros. E na metade final do segundo período, a equipe da Oceania relaxou. Por conta disso, a diferença de dez pontos à favor foi reduzida para metada (32 a 27).

A volta para o terceiro quarto acirrou ainda mais a disputa. Com Clarissa no comando das ações, mas neste momento tendo a colaboração mais efetiva de Érika no ataque, as brasileiras se encontraram no jogo.  A diferença chegou a dois pontos com um jogo mais envolvente de infiltração e com Iziane aparecendo para o jogo. No entanto, a bola de três de Francis manteve a vantagem da Austrália em cinco pontos antes do começo do quarto final (57 a 52).

Apesar do início equilibrado, logo as brasileiras voltaram a cometer muitos erros. A Austrália aproveitou o momento, acertou a mão e voltou a abrir uma grande diferença no placar (11 pontos). Com isso, a Seleção não conseguiu se encontrar na partida e acabou não conseguindo inverter a vantagem. Agora, o técnico Barbosa terá que avaliar algumas jogadoras  que podem entrar na briga por um lugar no time que disputará a Olimpíada.


ARGENTINA SUPERA VENEZUELA E FICA EM TERCEIRO

No jogo que abriu o último dia do Torneio Internacional de Basquete, a Argentina não encontro qualquer dificuldade para vencer a Venezuela por 83 a 38. Com o resultado, as argentinas conseguiram seu único triunfo no evento e ficaram em terceiro lugar. As Venezuelanas, que perderam todos os três jogos, finalizaram em quarto.