Quem é Kevin, joia do Palmeiras?

Jovem do sub-20 tem sido muito cobiçado por clubes europeus e foi promovido ao elenco principal do Verdão em julho

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
Kevin é uma das principais joias do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Escrito por

Um dos grandes nomes da base do Palmeiras é Kevin, jovem atacante de 20 anos promovido recentemente ao profissional. Alvo de clubes europeus, como o Shakhtar Donetsk-UCR, e bicampeão da Copinha pelo Verdão, o jogador foi integrado ao time de Abel Ferreira no dia 12 de julho.

+ OLHAR DO PORCO: Roberto Pereyra seria a oportunidade de mercado perfeita ao Palmeiras

Após representar a Seleção Brasileira no Mundial sub-20, que aconteceu entre maio e junho, na Argentina, Kevin já estava nos planos da comissão técnica para ganhar espaço no grupo principal. Pouco tempo depois da competição de base, Giovani, seu companheiro de Verdão e de Amarelinha, foi vendido para o futebol do Qatar, o que acelerou seu processo de ida para ficar em definitivo na Academia de Futebol.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

Apesar de ter sido promovido apenas em julho, Kevin já tem a sua história no elenco profissional. No fim de 2021, após a conquista do título da Libertadores, o grupo principal ganhou folga e o sub-20 foi convocado para disputar as últimas rodadas do Brasileirão daquele ano. Entre os nomes que tiveram a missão de representar o clube estava Kevin, que atuou em dois jogos e marcou um gol, que foi da vitória por 1 a 0 sobre o Ceará.

Kevin tinha 18 anos naquela época e estava a poucos dias de fazer história pelo Verdão. Isso porque, em janeiro de 2022, ele fez parte do grupo que venceu a tão sonhada Copinha, conquista inédita para o clube. O garoto não era titular, mas atuou em oito dos nove jogos daquela edição e ainda marcou um gol.

+ Palmeiras apresenta valores e estabelece prazo para resposta de Roberto Pereyra

No ano seguinte, Kevin voltou a disputar a Copinha pelo Palmeiras, mas dessa vez como destaque do time, uma vez que a grande maioria dos companheiros de 2022, como Endrick, Jhon Jhon e Giovani, já haviam deixado o sub-20. E ele não decepcionou. Com cinco gols e cinco assistências em oito jogos, ele foi eleito o craque da competição que foi conquistada novamente pelo Verdão.

O protagonismo foi apenas mais um elemento para que os clubes europeus crescessem os olhos para cima da Cria da Academia. O Shakhtar Donetsk-UCR chegou a oferecer 10 milhões de euros (R$ 56,4 milhões na cotação da época) depois de ter duas propostas recusadas pelo Alviverde. No entanto, os valores não convenceram os dirigentes palmeirenses, que creem que o garoto vale mais do que isso.

A questão é que o Palmeiras tem apenas 50% dos direitos do jogador, e os outros 50% pertencem aos Desportivo Brasil, que faz jogo duro diante da busca alviverde por comprar mais 20% do atleta. Enquanto não conseguir essa fatia maior, a diretoria não pensa em fazer negócio e ao mesmo tempo busca se blindar do assédio europeu, que recentemente sinalizou com interesses ingleses e franceses.

Em meados de junho deste ano, Kevin assinou a renovação de seu vínculo com o Verdão até dezembro de 2026. O anterior era válido até junho da mesma temporada e o atual ganhou uma valorização salarial, visto que a intenção do clube é dar um plano de carreira ao atleta. Dessa forma, o jovem atacante vem recebendo oportunidades de Abel Ferreira nesta temporada, tendo entrado nos minutos finais do duelo contra o Deportivo Pereira, pela volta das quartas de final da Libertadores.

A decisão do Brasileirão sub-20 foi o último jogo disputado por Kevin na categoria, derrota nos pênaltis para o Flamengo, já que está no limite da idade e agora integrará de vez o elenco profissional do Palmeiras. Nesta temporada, foi eleito o craque da conquista da Copinha pelo Verdão e foi convocado para a seleção da categoria para a disputa do Mundial.

+ Mateo Gamarra no Palmeiras? Veja o que sabemos sobre o possível interesse

Ficha técnica (dados publicados pelo clube):

Nome: Kevin Santos Lopes de Macedo
Idade: 20 anos (4/1/2003)
Local de Nascimento: São Paulo-SP
Altura: 1,76m
Pé dominante: direito
Chegada ao Palmeiras: 2020
Títulos: Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior (2022 e 2023), do Campeonato Brasileiro sub-20 (2022), da Copa do Brasil sub-20 (2022) e do Paulista sub-20 (2020 e 2021)

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter