Bronze no tênis de mesa faz Brasil igualar marca de Londres-2012

Bruna Alexandre vence disputa do terceiro lugar e garante a medalha de número 43 para o país na Rio-2016. Quantidade de ouro, contudo, é inferior faltando cinco dias de disputa

Jogos Paralímpicos - Tênis de mesa Brasil - Bruna Alexandre
Bruna Alexandre conquistou a medalha de número 43 do Brasil na Paralimpíada do Rio (Foto:Alaor Filho/MPIX/CPB)

Escrito por

A vitória de Bruna Alexandre sobre a dinamarquesa Sophie Walloe na disputa do terceiro lugar da classe 10 do tênis de mesa teve dois significados importantes para o esporte paralímpico brasileiro. O triunfo por 3  sets a o (11/2, 13/11 e 11/8) significou a primeira medalha de uma mulher na modalidade e igualou a campanha do país com a última participação, em Londres, há quatro anos.


No momento, com a medalha conquistada por Bruna, o Brasil alcançou a marca de 43, o mesmo número obtido na capital da Inglaterra. A quinta colocação no quadro de medalhas segue dentro do estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

A terça-feira, sexto dias de disputas da Paralimpíada do Rio, foi fundamental para que a marca fosse alcançada de maneira tão rápida. Foram, até o presente momento, um total de oito medalhas. Contudo, ainda há algumas diferenças importantes.

Há quatro anos o Brasil conquistou um total de 21 medalhas de ouro. Apesar de ter igualado a quantidade de pódios obtidos em Londres, o país-sede tem no momento dez primeiros lugares. O outro ponto é o recorde em uma única edição de uma Paralímpiada.  O melhor desempenho foi em Pequim-2008, quando foram ganhas 47 medalhas.

Como faltam ainda cinco dias de competições, as chances estabelecer o novo recorde são boas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter