Cuellar em ação pelo Junior Barranquilla (Foto: Reprodução)

Cuéllar jogou pelo Junior Barranquila na temporada passada, mas pertence ao Deportivo Cali (Foto: Reprodução)

João Matheus Ferreira
19/01/2016
14:48
Rio de Janeiro (RJ)

Depois de não conseguir o desfecho com o chileno Marcelo Díaz, a diretoria do Flamengo busca outro volante no mercado sul-americano: o colombiano Gustavo Cuéllar. Aos 23 anos, o jogador defende o Junior Barranquilla (COL), mas tem os direitos econômicos ligados ao Deportivo Cali (COL). A cúpula de futebol rubro-negra já encaminhou um acordo com os representantes do atleta, que o ofereceram ao clube, e agora negocia com a diretoria do Cali.

O Junior tinha uma prioridade para exercer a compra de Cuéllar, que estava emprestado ao clube há mais de um ano. Sem acordo com o Cali e ciente da vontade do atleta em jogar no exterior, o time de Barranquilla desistiu. O Cali pede U$S 2 milhões (cerca de R$ 8 milhões) pelos 70% dos direitos econômicos que possui do atleta, um dos destaques do país em 2015.


Segundo o LANCE! apurou, o Flamengo iniciou as conversas com os agentes do jogador na semana passada, logo após Marcelo Díaz ter acertado com o Celta de Vigo (ESP). O chileno era o "número 1" para a posição, que é uma das prioridades do clube, juntamente com um zagueiro. A negociação com os representantes de Cuéllar correram bem e, agora, o Rubro-Negro busca um acordo tanto com o Deportivo Cali. O Fla pretende diminuir a pedida e tentar ajustar a forma de pagamento - talvez parcelada, como fez com Mancuello.

- Existe o interesse, mas não posso dizer mais do que isso, porque não é uma situação tão fácil. Ele (Cuéllar) tem os direitos pertencentes a um clube (Cali), mas está em outro (Junior) e vem de temporada excelente. É um jogador que está bem valorizado na América. O Flamengo conduz tudo muito bem, com prudência, cautela e responsabilidade - disse Rafael Beys, representante da Manenti Sports no Brasil, empresa que conduz a negociação, ao L!.

Recentemente, o Cruzeiro tentou a contratação de Cuéllar, mas justamente por conta desse imbróglio entre Deportivo Cali e Junior Barranquilla, acabou desistindo oficialmente da negociação nesta terça-feira. Ao contrário do Flamengo, porém, o clube mineiro queria o jogador por empréstimo. O Rubro-Negro está disposto a comprá-lo, mas tenta diminuir a pedida.

Considerado um jogador promissor na Colômbia, onde viveu sua grande fase na temporada passada, Cuéllar estreou pela seleção colombiana no empate com o Peru, em setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. O volante tem histórico de passagens pelas seleções de base colombiana. Cuéllar tem as características desejadas por Muricy: primeiro volante que tenha qualidade no passe e boa noção de posicionamento e marcação.

O vice de futebol do Fla, Flávio Godinho, confirmou o interesse no jogador. 

*Atualizada às 18h15