Guia do Campeonato Carioca 2024: regulamento, onde assistir, como chegam os times e tudo sobre o estadual
Taça Guanabara, primeiro turno da competição, se inicia nesta quarta-feira (17)
O Campeonato Carioca de 2024 se inicia nesta quarta-feira (17), e 12 equipes disputam o título do estadual mais charmoso do Brasil, com destaque para Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. O Lance! traz os detalhes da competição, como o regulamento, onde assistir aos jogos, como chegam os principais times e muito mais.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
📋FORMATO E REGULAMENTO
O regulamento do Campeonato Carioca tem sido matéria de discussão e muita confusão para torcedores nos últimos anos. No entanto, desde a última edição, a Ferj simplificou o formato da disputa e o manteve para 2024. Na Taça Guanabara, a primeira fase da competição, as 12 equipes se enfrentam em disputa de pontos corridos, com jogos só de ida. O lanterna está rebaixado à Série A2, jogada ainda neste ano.
Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, com cruzamento olímpico, em confrontos de ida e volta; as equipes melhores classificadas têm vantagem do empate e mando de campo. Os vencedores se enfrentam na grande final, também decidida em dois jogos, e, em caso de igualdade na soma dos placares, há disputa de pênaltis para definir o campeão.
Junto à última fase, é também jogada a Taça Rio, torneio secundário com as equipes que terminaram a Taça Guanabara entre a quinta e oitava colocações. O formato da disputa é semelhante ao da fase final, com cruzamento entre os times e jogos de ida e volta tanto nas "semifinais" quanto na "final".
📅 CALENDÁRIO
O Campeonato Carioca se inicia no dia 17 de janeiro (quarta-feira), com a primeira rodada da Taça Guanabara, e fim da primeira fase está previsto para 3 de março. As semifinais marcadas para os dias 10 e 17 de março, enquanto a grande final será disputada entre 31 de março e 7 de abril. A Taça Rio será disputada juntamente à fase final.
⚽ TIMES PARTICIPANTES
O Campeonato Carioca de 2024 conta com 12 equipes, sendo as 11 primeiras colocadas da edição anterior e o campeão da Série A2 de 2023. Neste ano, Audax, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda compõe a primeira divisão do Cariocão.
📺 ONDE ASSISTIR AOS JOGOS
O Campeonato Carioca terá transmissão da Band na TV aberta, do Bandsports na TV por assinatura e do canal GOAT, no Youtube. Além disso, as partidas com mando de campo do Vasco da Gama serão transmitidas pelo SBT (TV aberta), SporTV (fechada), Premiere (pay-per-view) e CazéTV (Youtube).
➡️ Ferj aumenta limite de estrangeiros para o Campeonato Carioca
👕 COMO CHEGAM OS GRANDES?
BOTAFOGO
O Botafogo faz a pré-temporada em Itu e começa o Carioca com um time alternativo, para que os principais jogadores finalizam a preparação para o restante da temporada. A equipe tem novidades em relação ao fim de 2023, com as chegadas de John, Mateo Ponte, Alexander Barboza, Lucas Halter e Jefferson Savarino e as saídas de Adryelson, Diego Costa, Gabriel Pires, Lucas Perri, Leonel Di Plácido, Lucas Fernandes, Luís Henrique e Victor Cuesta.
Em 2023, o Glorioso deixou a desejar no estadual e terminou a Taça Guanabara na quinta colocação, sem a vaga nas semifinais; como consolação, disputou e venceu a Taça Rio. No Brasileirão, se recuperou do início ruim de ano e liderou por 31 rodadas, mas o final da temporada foi ainda mais decepcionante, com a perda do título brasileiro na reta final do campeonato.
FLAMENGO
Além da estreia contra o Audax, quando pode contar com os titulares, o Flamengo fará as primeiras rodadas do Carioca com um time todo alternativo. Os principais jogadores do Rubro-Negro finalizam a pré-temporada nos Estados Unidos e embarcam na quinta-feira (18), um dia após a primeira rodada.
Em relação a 2023, o Flamengo até aqui teve mais saídas do quechegadas. Jogadores históricos se despediram do clube, como Filipe Luis, que se aposentou, Everton Ribeiro, que foi para o Bahia, Rodrigo Caio, que deixou o time, e Santos, que se tranferiu ao Fortaleza. O único reforço rubro-negro, porém, é um nome de peso: Nicolás De La Cruz, que deixou o River Plate rumo à Gávea. Na última edição do estadual, o time terminou com o vice-campeonato.
FLUMINENSE
O Fluminense chega ao Campeonato Carioca de 2024 como atual bicampeão da competição. Além disso, o Tricolor conquistou a Libertadores no final do ano passado e vive momentos de paz e alegria. Do time base das conquistas do ano passado, apenas o zagueiro Nino deixou o clube, rumo ao Zenit, da Rússia.
Por outro lado, o Fluminense contratou o goleiro e Felipe Alves, o zagueiro Antônio Carlos e o meia Renato Augusto. Assim como os rivais, o Tricolor também deve usar um time alternativo no início da competição. Para isso, trouxe boa parte do elenco que disputava a Copa São Paulo de Futebol Júnior para integrar os treinos de pré-temporada da equipe profissional.
VASCO DA GAMA
A exemplo dos outros três grandes clubes do Rio de Janeiro, o Vasco também inicia o Carioca com um time alternativo. Os principais jogadores finalizam a pré-temporada em Punta del Este, no Uruguai, onde disputam um torneio amistoso com outros times do continente sul-americano.
Em 2023, o Vasco se classificou para as semifinais do estadual, mas acabou sendo eliminado para o Flamengo. Na sequência da temporada, conseguiu se livrar do rebaixamento no Brasileirão de forma milagrosa. Desde então, cinco atletas chegaram ao clube: Adson, David, João Victor, Juan Sforza e Robert Rojas. Por outro lado, deixaram o Cruz-Maltino: Figueiredo, Gabriel Pec, Sebástian Ferreira, Riquelme, Robson e Ivan.
➡️ Presidente do Vasco diz que clube segue lutando pelo Maracanã: ‘Flamengo não é dono’
👀 PARA FICAR DE OLHO
Além dos quatro grandes times do Rio de Janeiro, o Cariocão conta com outras equipes que podem dar trabalho e chegar à fase final. É o caso do Volta Redonda, clube que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e bateu na trave na disputa pelo acesso à Segundona nas duas últimas temporadas. O Voltaço, inclusive, terminou a última Taça Guanabara na quarta colocação, à frente do Botafogo, e se classificou às semifinais do torneio.
Quem também tem passado por um bom momento em sua história é a Portuguesa. O time da Ilha do Governador disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e, assim como o Volta Redonda, não conquistou o acesso à divisão de cima por conta de uma partida. Para 2024, a Lusa trouxe o reforço de Hernane Brocador, artilheiro do Carioca pelo Flamengo em 2023, ano em que conquistou a Copa do Brasil pelo Rubro-Negro.