Ramon e Antônio Lopes: como a dupla pode ter novo sucesso no Vasco
Antes auxiliar, o novo treinador conhece o elenco atual de perto; já o novo coordenador-técnico participou de campanhas de sucesso em anos distantes e mais recentes

O Vasco optou por uma dupla multicampeã no clube mais de 20 anos atrás para dar sequência ao comando técnico do time profissional. Com Ramon de meia e Antônio Lopes de treinador, o Cruz-Maltino viveu, no final dos anos 2000, um de seus períodos mais vitoriosos. Agora, Ramon, com o sobrenome Menezes, será o técnico e Lopes o coordenador. Mas o que eles acrescentam, na prática, ao time de São Januário?
Antes auxiliar-técnico, o novo comandante, de 47 anos, voltou ao clube no final de 2018, para fazer parte da comissão técnica. Mas já tinha experiências à beira do gramado: no Joinville, foram quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 2016; no Tombense, oito vitórias, sete empates e 11 vitórias nos 26 jogos disputados em 2018. Teve passagens breves também no Guarani (MG), Anápolis (GO) e Assev (GO).
Os cenários, entretanto, são diferentes. Naturalmente, um gigante como o Vasco é o maior desafio na carreira de Ramon. A favor dele o fato de já conhecer o elenco atual, os problemas financeiros da instituição, as urgências técnicas e táticas e os caminhos do clube. Será novidade, mas nem tanto.
Até aqui, a responsabilidade do novo treinador era no auxílio às atividades diárias. Muitas vezes era quem, na prática, ditava treinos - mais com Vanderlei Luxemburgo do que com Abel Braga, por exemplo - e orientava trabalhos técnicos individuais, como de cobranças de falta (especialidade na época de jogador) após os trabalhos coletivos.
Nos dias de jogos, o auxiliar permanente tinha, de um camarote, a visão de cima das partidas, repassando informações ao preparador mais próximo do treinador. Descia para o vestiário durante o intervalo, depois retornava ao posto privilegiado.
A função de coordenador-técnico não é nova para Antônio Lopes, hoje com 78 anos. Figura histórica como treinador do Cruz-Maltino, ele não tem mais afeição à área técnica, mas já participou de campanhas importantes no cargo que exercerá.
Acumula sucesso na Seleção Brasileira (campeão do mundo em 2002), Athletico-PR (terceiro colocado no Campeonato Brasileiro e vice-campeão da Copa do Brasil de 2013) e Botafogo (arrancada que teve título da Série B de 2015, quinto lugar no Brasileirão de 2016 e quartas de final na Copa Libertadores de 2017). Especialmente no Glorioso, era como um conselheiro para Ricardo Gomes e, posteriormente, para Jair Ventura.

Vasco
Vasco chega à semifinal e aumenta ganhos na Copa do Brasil; veja valores
Há 1 hora
Futebol Nacional
Erro da CBF tira Vasco da zona de rebaixamento do Brasileirão
Há 3 horas
Vasco
Mais de 30 anos depois, Vasco repete feito marcante na Copa do Brasil
Há 10 horas
Vasco
Após classificação, Pedro Emanuel projeta Vasco x Palmeiras: 'Não existem impossíveis'
Há 14 horas
Vasco
Dê suas notas: Vasco vence com gols de Puma e Andrés Gómez
Há 15 horas
Vasco
777 dá aval para venda de 90% da nova SAF do Vasco
Há 15 horasMais LANCE!

Vasco supera novamente o Vitória e se classifica na Copa do Brasil

Veja gols em Vitória x Vasco: Andrés Gómez e Puma Rodríguez marcam

Chance desperdiçada em Vitória x Vasco enlouquece torcedores: 'Alérgico'

Vasco está definido para partida decisiva contra o Vitória; veja a escalação

Ex-Vasco acerta com Inter Miami e será companheiro de Messi

Vasco avança por Alan Lescano, mas ainda depende de empréstimo

Vasco atualiza situação de Cuiabano, Jair e Brenner

Ex-atacante de Corinthians e Vasco vive nas ruas após vício em crack

Ex-diretor do Flamengo questiona venda da SAF do Vasco: 'Como fica a lisura?'

David joga hoje? Entenda a situação do jogador do Vasco investigado

Inteligência artificial crava resultado de Vitória x Vasco na Copa do Brasil

IA projeta classificados para semifinal da Copa do Brasil

Flamengo pode tirar o Vasco do Z-4 nesta quarta-feira; entenda



