No apagar das luzes, Vasco vence o América-MG e sai da zona de rebaixamento; veja o resultado
Com um jogador a mais durante o segundo tempo, o Cruz-Maltino pressiona o Coelho e consegue a vitória com Jair
Depois de 17 rodadas na zona de rebaixamento, o Vasco enfim pode respirar aliviado, após vencer o América-MG, no Independência, por 1 a 0, pelo jogo adiado da 15ª rodada. O gol foi marcado por Jair, nos minutos finais do segundo tempo. O Cruz-Maltino teve um jogador a mais durante todo o segundo tempo, já que Iago Maidana foi expulso nos acréscimos da segunda etapa.
Com o resultado o Vasco chegou aos 26 pontos, ultrapassou Santos, Bahia e Goiás, e agora ocupa a 15ª posição do Campeonato Brasileiro. Já o América-MG segue na penúltima colocação, com apenas 17.
+ Confira a classificação do Brasileirão
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
> Independência ou São Januário? A torcida do Vasco esgotou os ingressos e compareceu em maior número do os torcedores do América-MG
> !À queima-roupa! Léo Jardim salvou o Vasco ao defender um chute de primeira de Felipe Azevedo, na marca do pênalti. Um verdadeiro milagre.
> Futebol ou UFC? Com interevenção do VAR, Iago Maidada, do América-MG, foi expulso após acertar uma cotovelada em Vegetti
> !Na trave! Nos minutos finais, Vegetti cabeceou com estilo, mas a bola caprichosamente beijou o pé da trave
> Redenção! Nos acréscimos, Jair, que perdeu o gol que daria a vitória sobre o Bahia, marca para tirar o Vasco do Z4.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
Apesar de entrar em campo com a mesma escalação que goleou o Coritiba, o Vasco não repetiu o desempenho e foi amplamente dominado pelo América-MG. O Coelho só não foi para o interervalo vencendo, graças ao goleiro Léo Jardim, que fez pelo menos quatro grandes defesas. Quando foi superado, contou com a trave para fazer o serviço. O Cruz-Maltino sequer finalizou, mas foi para o segundo tempo com vantagem de jogadores, já que Iago Maidana foi expulso ao acertar uma cotovelada no rosto de Vegetti, já nos acréscimos.
E A ETAPA FINAL?
Com um jogador a mais, o Vasco tomou as rédeas do segundo tempo e pressionou o América-MG desde o primeiro minuto. O Cruz-Maltino não conseguiu furar a retranca do Coelho, e foi perigoso apenas em cruzamentos na área. Vegetti teve duas oportunidades e em uma delas, cabeceou na trave. A insistência foi coroada já nos acréscimos, com Jair, desviando com estilo para marcar e dar a vitória ao Vasco.
+ CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS DETALHES DA PARTIDA
NÚMEROS DA PARTIDA
O QUE VEM POR AÍ?
O Vasco volta a jogar no domigo (1/10), às 16h, em novo confronto direto contra o rebaixamento, dessa vez com o Santos, na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. No mesmo dia e horário, o América-MG tem o clássico com o Cruzeiro, no Mineirão.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro 2023 - 15ª rodada
América-MG 0 x 1 Vasco
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Data e horário: Segunda-feira (25/09), às 20h (Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (FIFA/BA) e Alex dos Santos (SC)
Árbitro de Vídeo (VAR): Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA/RS)
Público e renda: -
Cartões amarelos: Emmanuel Martínez, Javer Méndez (América-MG); Lucas Piton, Serginho (Vasco)
Cartão vermelho: Iago Maidana e Felipe Azevedo (América-MG)
Gol: Jair (46' do 2º T/0-1)
América-MG (Técnico: Fabián Bustos)
Matheus Cavichioli; Burgos, Iago Maidana, Ricardo Silva e Nicolas (Marlon/31' do 2ºT); Breno (Cazáres/29' do 2ºT), Emmanuel Martínez e Juninho; Felipe Azevedo (Javier Méndez/19' do 2ºT), Mastriani (Pedrinho/29' do 2ºT) e Rodrigo Varanda (Éder/19' do 2ºT).
VASCO (Técnico: Ramón Díaz)
Léo Jardim; Puma Rodríguez (Marlon Gomes/29' do 2ºT), Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair/15' do 2ºT), Paulinho e Praxedes (Gabriel Pec/intervalo); Rossi (Serginho/15' do 2ºT), Payet (Sebastian/intervalo) e Vegetti.