Geovani, o eterno Pequeno Príncipe da Colina; relembre a carreira do ídolo do Vasco
Uma homagem do Lance! para o campeão mundial com a Seleção Brasileira sub-20

Geovani, ídolo histórico do Vasco da Gama, faleceu nesta segunda-feira, de forma repentina, após passar mal de madrugada. Desde 2006, o eterno Pequeno Príncipe de São Januário lutava contra um tumor vertebral que resultou em uma polineuropatia, o deixando com sérias dificuldades de locomoção.
Relembre a carreira de Geovani, considerado um dos maiores meias da história do Vasco - clube que defendeu, entre idas e vindas, por 12 anos, entre 1983 e 1995.
➡️ Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Vasco
Geovani, o eterno Pequeno Príncipe da Colina
Habilidoso, inteligente e um dos jogadores mais técnicos que já passaram por São Januário, Geovani foi um armador à moda antiga: corria pouco e jogava sempre de cabeça erguida. Certamente, um dos maiores meias da história do Vasco - clube que defendeu, entre idas e vindas, por 12 anos, entre 1983 e 1995.
Em São Januário, Geovani conquistou cinco Campeonatos Estaduais (1982, 1987, 1988, 1992 e 1993), disputou 408 jogos e marcou 49 gols. Virou ídolo não só pelo tempo de casa e pelos troféus, mas pelos lances plásticos, os dribles e os lançamentos perfeitos. Seguiu crescendo e encantando a torcida, jogando ao lado de Romário e Roberto Dinamite.

O início
Natural da cidade de Vitória, no Espírito Santo, Geovani foi revelado pela Desportiva (ES), onde jogou como titular desde os 16 anos. Chegou ao Vasco ainda jovem, aos 18 anos, com status de promessa do futebol brasileiro após se destacar no Campeonato Capixaba.
Geovani x Zico
Logo na primeira temporada, em 1982, o meia ajudou o Cruz-Maltino a conquistar o Carioca daquele ano em cima do Flamengo histórico de Zico. Até hoje, a torcida se lembra de um histórico chapéu que Geovani deu em cima do ídolo rubro-negro.
Seleção Brasileira
As boas atuações o levaram a ser convocado para a Seleção Brasileira de juniores, em 1983. Conquistou o Mundial da categoria pela primeira vez na história do futebol brasileiro e, jogando ao lado de Bebeto, Jorginho e Dunga, foi eleito o melhor jogador da competição.

Foi um dos destaques da Seleção Brasileira na Olimpíada de Seul, em 1988. O time comandado pelo técnico Carlos Alberto Silva ficou com a medalha de prata depois de ser derrotado pela União Soviética, de virada, por 2 a 1, na final. Foi também campeão da Copa América de 1989, disputada no Brasil.

Carreira internacional
Geovani seguiu no país até a metade de 1989, quando foi jogar no Bologna, da Itália. Passou ainda pelo Karlsruher, da Alemanha, antes de retornar ao Vasco, em 1992, e novamente ser fundamental para a conquista de mais um bicampeonato estadual na Colina (1992/1993). Ele só não foi tricampeão carioca por que recebeu uma boa proposta do Tigres, do México, clube que defendeu durante uma temporada.
Retornou ao Vasco em 1995 e depois passou por equipes de menor expressão, como XV de Jaú (SP), ABC (RN) e times do Espírito Santo, como Rio Branco, Desportiva, Serra, e Vilavelhense antes de encerrar a carreira.
Tudo sobre

Vasco
Juninho e Alison comemoram vaga do Vasco na semifinal do Brasileiro Sub-20
Há 7 horas
Vasco
Técnico Matheus Curopos celebra campanha do Vasco no Brasileiro sub-20
Há 8 horas
Futebol Nacional
Sob os olhares de Pedro Emanuel, Vasco vence o Cruzeiro e avança no Brasileiro Sub-20
Há 11 horas
Vasco
Novo técnico do Vasco, Pedro Emanuel acompanha jogo do sub-20 em São Januário
Há 11 horas
Vasco
Cria do Vasco, Andrey Santos se declara ao clube em apresentação no Manchester United
Há 11 horas
Vasco
Vasco entrega Welcome Kit aos atletas do sub-20 antes de partida decisiva no Brasileiro
Há 14 horasMais LANCE!

Vasco adota cautela no mercado e aguarda definição sobre a SAF

Vasco prega respeito ao Poder Judiciário e manda recado à torcida

Mercado: Vasco mira zagueiro ex-Botafogo; Deossa está por detalhes

Admar Lopes alerta sobre possível reajuste financeiro na janela do Vasco

Pedro Emanuel revela choro do pai após acerto com o Vasco

Apresentado no Vasco, lateral Paulinho rechaça pressão: 'Um privilégio'

Pedro Emanuel assume o Vasco e crava: 'Prioridade é o Brasileirão'

AO VIVO: Siga a coletiva de apresentação de Pedro Emanuel no Vasco

Almirante S.A.: entenda como Marcos Lamacchia pretende comprar a SAF do Vasco

Vasco goleia o Olaria em jogo-treino no CT Moacyr Barbosa

Vasco aposta no retorno de Pedrinho para destravar negociações por reforços

Novo ciclo: jovens que atuam no Brasil podem receber primeira chance com Ancelotti

Rayan presenteia funcionário do Vasco com item valioso da Seleção Brasileira






