menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

‘Vovô das embaixadinhas’ do Maracanã morre aos 98 anos

Jankel Schor ficou conhecido por fazer embaixadinhas ao redor do campo nos intervalos

imagem cameraJankel Schor no Maracanã (Foto: Pedro Martins/AGIF)
Pedro-Cobalea-Neves-aspect-ratio-1024-1024
Pedro Cobalea Neves
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 31/07/2025
18:01
Atualizado há 17 horas

  • Matéria
  • Mais Notícias

Jankel Schor, um dos ícones do futebol carioca, faleceu nesta quinta-feira (31), aos 98 anos, após complicações decorrentes de uma infecção urinária que se espalhou por seu organismo. Conhecido como o “Vovô das Embaixadinhas”, Schor marcou história no Maracanã e se tornou uma lenda do futebol mesmo sem entrar em campo profissionalmente.

continua após a publicidade

➡️ Diretor da CBF revela bastidores da contratação de Davide Ancelotti pelo Botafogo

Nascido na União Soviética, Jankel Schor se naturalizou brasileiro e, desde os anos 1990, começou a se destacar por sua habilidade com a bola. Sua trajetória no futebol carioca iniciou em São Januário. O convite para se apresentar no estádio emblemático veio de Edmundo, que o indicou ao então vice-presidente de futebol do Vasco da Gama, Eurico Miranda, no final da década de 90.

Jankel Schor
Jankel Schor ficou conhecido por fazer embaixadinhas nos intervalos das partidas no Maracanã (Foto: Divulgação/Maracanaã)

O "Vovô das Embaixadinhas" no Maracanã

Foi a partir do momento em que passou a se apresentar no Maracanã, especialmente nos anos 2000, que ele ficou mais conhecido pelo público carioca.

continua após a publicidade

➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Durante cerca de uma década, Schor, que se declarava torcedor do America-RJ, encantou os torcedores nos intervalos dos jogos no Maracanã. Sua habilidade com a bola o tornaram uma figura quase obrigatória antes de cada partida. Ao som das palmas dos torcedores, Jankel não deixava a bola cair, fazendo um show de habilidade que nunca era interrompido até o final. 

  • Matéria
  • Mais Notícias