‘Rei de Ribeirão’, Átila Abreu quer manter bom retrospecto pela Stock
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Para muitos pilotos no mundo, algumas pistas são sua casa. Esse é o caso de Átila Abreu, da AMG Motorsport na Stock Car, em Ribeirão Preto (SP). No circuito de rua montado nos arredores da cidade interiorana, o piloto de 27 anos tem um retrospecto de respeito.
Desde 2010, quando a pista entrou no calendário da Stock, foram quatro corridas, com duas vitórias do sorocabano e outros bons resultados, como duas pole positions e um terceiro lugar. Mas não é somente o "ar de interior" que favorece o corredor, e sim o estilo da pista: na rua.
- Na verdade, acho que qualquer pista de rua para mim é prazerosa. Eu gosto muito da característica dela, porque é muito desafiadora para o piloto. Você não tem margem para erro, tem de dominar o carro e todos os seus aspectos. Vale mais ter um tempo a mais para o piloto se adaptar à pista do que o acerto do carro em si - comentou Átila, ao LANCE!.
Mas apesar de ser competitivo nos circuitos de rua, o piloto sente que Ribeirão Preto é um lugar diferente. Sua primeira vitória na Stock aconteceu exatamente nessa cidade, interiorana, assim como o próprio.
- Ribeirão para mim tem um sabor especial, porque eu bati na trave várias vezes, tive vários segundos, terceiros, lugares, e aqui acabou vindo minha primeira vitória. Sou sempre muito bem recebido na cidade, conheço muita gente aqui. É uma cidade do interior como Sorocaba, onde eu moro, então o pessoal também puxa um pouco o "r" (risos). Tem aquela cara de interior... Me sinto em casa correndo aqui - disse.
No treino de classificação para a etapa, amanhã, às 12h, e na rodada dupla deste domingo, marcada para às 10h30 e 12h30 (de Brasília), Átila Abreu terá a chance de mostrar que, apesar de retrospecto não ganhar nada por antecedência, sem dúvidas faz uma grande diferença.
Átila quer voltar a vencer em Ribeirão Preto e se isolar na ponta dos vencedores da etapa (Foto: Divulgação)
Altura atrapalou carreira de Átila
No começo de sua carreira no automobilismo, Átila Abreu sempre enfrentou um empecilho: sua altura. Com 1m90, o piloto teve até de fazer um tratamento para impedir seu crescimento, já que tinha uma altura prevista para 2m03. No esporte a motor, quanto mais baixo e magro o piloto é, mais rápido pode ser. Azar do "gigante" paulista.
- Se eu fosse do tamanho de um jóquei, pequenininho, ajudaria muito (risos). Isso me atrapalhou muito no Fórmula, no Kart, mas na Stock faz um pouco menos de diferença - disse.
No começo de sua carreira, chegou a dividir pista com o alemão Sebastian Vettel, tetracampeão da F-1, na Fórmula BMW. O atual piloto da Ferrari venceu 18 das 20 corridas do ano, mas Átila garantiu as outras duas.
- Você ser mais alto, atrapalha no centro de gravidade do carro. É como um ônibus fazendo a curva. Mas é do jogo, quem mandou ser desse tamanho e criado com fermento (risos). Até fiz tratamento para parar de crescer. Se eu tivesse 2m03 não teria como correr. Na Stock é possível, não faz tanta diferença quanto em uma Fórmula 1 ou categoria monoposto.
* O repórter viaja a convite da Mobil Super
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