menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

João Fonseca defende mudança de piso do Rio Open; veja vídeo

Desde a primeira edição torneio é disputado no saibro

unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro (RJ)
WhatsApp-Image-2024-05-06-at-12.02.08-aspect-ratio-1024-1024
Mauricio Luz
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/02/2026
18:57
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Campeão na quadra rápida do ATP 500 da Basileia, em outubro, João Fonseca disse, há duas semanas, que se sente um melhor jogador nesse piso do que no saibro. Pois, neste sábado, o número 1 do Brasil e 33 do mundo defendeu a mudança da superfície do Rio Open, disputado no piso lento desde a primeira edição, em 2014. A chave principal começa na segunda-feira (16).

continua após a publicidade

➡️Entrevistão: Monteiro fala do amor pela mãe adotiva e da gratidão a Guga por não desistir 
➡️ Precoce, Alcaraz caminha para se tornar maior tenista da história aos 30 anos
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

- Realmente acho o torneio excepcional. Dos torneios da ATP, vejo que o Rio Open tem realmente um diferencial, eles tratam os jogadores de uma forma diferente, eles se importam. Eu já falei com vários jogadores, muitos gostariam de visitar o Brasil, mas é difícil, porque o tour atualmente está predominante na quadra rápida. Eu acho que, se futuramente o torneio tiver a possibilidade de trocar de piso, seria muito benéfico ao torneio. Em geral, o Rio Open tem possibilidades, eu diria, de organização, de time, de gente trabalhando, como eles tratam, de ser um torneio maior futuramente - analisou o número 1 do Brasil, que vai estrear contra um jogador vindo do qualifying, que termina no domingo.

continua após a publicidade

De fato, na mesma semana do torneio no Jockey Club, um grande e tradicional evento, na quadra rápida, acontece, o ATP 500 de Doha, no Catar.

🍀 Aposte na vitória de seu tenista preferido
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável

O pupilo do técnico Guilherme Teixeira falou sobre ter voltado ao Rio Open em situação diferente da de 2025, quando tinha acabado de vencer o ATP 250 de Buenos Aires. Dessa vez, o número 1 do Brasil busca a primeira vitória no ano, após derrotas nas estreias do Australian Open e do torneio na capital argentina.

continua após a publicidade

- Obviamente o cenário ano passado foi muito diferente.  Foi minha primeira vez sendo campeão na semana anterior vim para cá com um boom, eu não tinha passado no Brasil depois do Australian Open, então muita coisa tinha mudado. E naquela época eu fiquei um pouco assustado com a pressão, não consegui jogar da forma que eu gostaria - explicou o carioca, de 19 anos.

João Fonseca destaca confiança

- Atualmente eu me sinto mais preparado, mais experiente e entendendo como lidar com a situação. Estou confiante, acho que vai ser uma boa semana. É muito agradável estar aqui com amigos, familiares, crianças, (4:00) muitos brasileiros, é muito divertido, muito legal.

João Fonseca em treino no Rio Open (Foto: Gustavo Loio/Lance!)
João Fonseca em treino no Rio Open (Foto: Gustavo Loio/Lance!)
  • Matéria
  • Mais Notícias