Histórico! Melo bate irmãos Bryan e é campeão de Roland Garros com Dodig
- Matéria
- Mais Notícias
O Brasil fez história mais uma vez em Roland Garros. Marcelo Melo, número três do mundo nas duplas, e seu parceiro, o croata Ivan Dodig, conquistaram, de forma heróica, o título do Grand Slam jogado no saibro na tarde deste sábado, ao derrubarem de virada os irmãos Bryan.
Melo e Dodig superaram os melhores tenistas da categoria - com 16 Grand Slams - por 2 sets a 1 com parciais de 6-7 (7-5) 7-6 (7-5) 7-5, após mais de duas horas de batalha na quadra central de Paris (FRA), a Philippe Chatrier.
É a primeira vez na história que um brasileiro é campeão de um Major na dupla do masculino e a primeira vez desde 2001 que o país ganha um título no saibro parisiense depois das façanhas de Gustavo Kuerten, que venceu também em 1997 e 2000.
Para Dodig a conquista também é histórica; Afinal, pela primeira vez um croata venceu um título do Slam no piso lento.
Marcelo e Ivan, vice-campeões de Wimbledon em 2013, perdendo para os gêmeos, faturam o terceiro título juntos e se tornaram a dupla número 1 da temporada no próximo ranking a ser divulgado na segunda-feira.
O jogo
O jogo foi de alto nível o tempo inteiro. A dupla do brasileiro teve três breaks logo no começo, bem salvos pelos irmãos. Em seguida, o duelo foi para o tie-break, com equilíbrio até um erro de lob de Dodig, dando duplo set-point para os rivais, que fecharam por 7-6 (7-5).
Os americanos quebraram logo cedo na segunda etapa, abriram 4-2 e tudo parecia perdido, mas não para Melo e Dodig, que buscaram devoluções e quebraram na terceira chance para virar em 5-4. Em novo tie-break, mais equilíbrio até um lob certeiro de Ivan, dando a vitória por 7-6 (7-5).
No terceiro set, o brasileiro e o croata não viram a cor da bola nas devoluções nos primeiros games, mas mantinham os saques com firmeza na rede e com vários aces. Eles salvaram um break com voleios precisos do brasileiro, e conseguiram uma quebra com bela devolução do croata e firme voleio de Marcelo. O brasileiro sacou para o jogo em 15-30, mas viraram e fecharam com lindo bate-pronto cruzado de Melo, que não acreditou na façanha, caindo no pó de tijolo francês.
- Matéria
- Mais Notícias