Tite elege responsável pela vitória da Seleção Brasileira: ‘Quem venceu foi o processo’

Técnico aproveita comentário de Casemiro para exaltar o elenco montado para a Copa

Tite - Brasil x Suíça - Copa do Mundo
Tite ressalta importância do último ciclo para a vitória desta segunda-feira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Escrito por

A Seleção Brasileira venceu a Suíça por 1 a 0, nesta segunda-feira, no Estádio 974. Apesar do resultado, a Amarelinha não teve vida fácil, não é à toa que o gol de Casemiro foi já na reta final da partida. Para Tite, a vitória, que valeu a classificação para as oitavas de final, foi fruto do ciclo de Copa do Mundo desde a eliminação na Rússia, em 2018.

> Próximos jogos do Brasil na Copa do Mundo: veja datas, horários e onde assistir

Em entrevista coletiva oficial pós-jogo, o treinador do Brasil analisou o triunfo pegando o gancho de uma fala de Casemiro, que havia conversado momentos antes com os jornalistas, e comparou a atual Seleção com aquela da última Copa. Para o volante, o grupo de 2022 dá mais opções ao treinador, pois foi construído para chegar até aqui.

- São quatro anos, vieram jogadores novos. Este ano nós temos um leque melhor de jogadores. Até mesmo sem trocar a equipe temos condições de mudar o estilo de jogo. Trocando jogadores temos opções. Sem dúvida a opção de jogadores é bem maior que 2018, até mesmo pelo tempo. Não tínhamos tempo, tivemos que criar um elenco para chegar na Copa. mas este ano, não. Está vindo uma garotada que está entrando e dando conta do recado. A linha de trás está mais experiente, passamos outro jogo sem sofrer gols. E não é o Alisson, a zaga, começa lá na frente com Richarlison - disse o volante.

Brasil x Suiça
Casemiro marcou o gol da vitória (Foto: Fabrice Cofrinni / AFP)


> ATUAÇÕES: Thiago Silva impecável e Casemiro decisivo comandam a vitória do Brasil

Tite aproveitou o que disse um dos líderes de sua equipe, autor do gol da vitória, para analisar a vitória sofrida desta segunda-feira. Para o treinador, os três pontos foram conquistados pelo que foi construído nesses últimos anos, tanto na forma de jogar mais maduro, quanto pelos jogadores que foram trazidos para fazer parte deste grupo.

- Vou pegar um gancho da resposta do Casemiro. Há um leque de opções porque tem um processo de quatro anos de construção. Quem venceu hoje foi o processo, foi o tempo de quatro anos de utilização de atletas para que eles possam desenvolver, ter a naturalidade, mesmo jovens, aproveitando em seus clubes e dando oportunidade. 

> Copa 2022: do que o Brasil precisa para terminar em primeiro lugar no Grupo G?

- O processo venceu hoje, além do trabalho todo, mas ele consolida isso. E aí estão as qualidades técnicas individuais. Em outro momento foi Martinelli, Neymar e Danilo com as condições que já falei, mas a equipe toda te traz. E o Rodrygo está inserido, porque é um grande jogador - complementou Adenor.

Com a vitória sobre a Suíça, o Brasil está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar com seis pontos no Grupo G. Para garantir a primeira colocação na chave, basta um empate com Camarões na última partida da primeira fase, que acontece na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter