Quem é o árbitro de Brasil x Suíça na Copa do Mundo?

Árbitro Ivan Barton, de El Salvador, será o responsável por comandar o segundo jogo da Seleção no Mundial<br>

Ivan Barton
Ivan Bárton vai apitar o jogo entre Brasil e Suíça (Divulgação / FIFA)

Escrito por

Com apenas 31 anos, Iván Bárton, de El Salvador, será o responsável por arbitrar o confronto entre Brasil e Suíça, pela segunda rodada do Grupo G da primeira fase da Copa do Mundo. Iván foi incluído na lista de árbitro principal, árbitro assistente e árbitro de vídeo (VAR) para este Mundial.

+ Próximos jogos do Brasil na Copa do Mundo: veja datas, horários e onde assistir

Bárton já teve a responsabilidade em participar em outros grandes torneios de seleções, como o Campeonato da CONCACAF Sub-20 de 2018, a Copa Ouro da CONCACAF de 2019, a Liga das Nações da CONCACAF e a Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2019. Entretanto, pela primeira vez o salvadorenho foi escolhido para uma Copa do Mundo. Barton é considerado um dos principais árbitros de seu país.

Bárton é o terceiro árbitro mais novo de toda a Copa do Mundo. Ele esteve no comando do confronto entre Japão e Alemanha e assinalou um pênalti para os alemães. Apenas o peruano Kevin Ortega, de 30 anos, e o hondurenho Said Martinez, que será o quarto árbitro da partida, de 31 anos - este por meses - são mais novos do que o salvadorenho.

+ Resultados de hoje da Copa do Mundo 2022: veja placares dos jogos deste domingo

O árbitro também já esteve em uma partida do Brasil, mas pelas Olimpíadas, em Tóquio. No confronto contra a Alemanha, foi Bárton quem comandou a partida. Além dele, estarão na partida o salvadorenho David Moran e o surinamês Zachari Zeegelaar como assistentes. O VAR é responsabilidade do canadense Drew Fischer.

EL SALVADOR EM COPAS

A seleção salvadorenha de futebol já esteve em duas Copas do Mundo, mas não disputa uma desde 1982. Os Mundiais, inclusive, de EL Salvador, não são uma boa recordação para seus torcedores. Tanto em 1970 e 1982, os salvadorenhos nem sequer avançaram de fase. No México, foram três jogos e três derrotas, com nenhum gol marcado e nove sofridos.

Já em 1982, Luis Ramirez marcou o primeiro gol da seleção em Copas. Entretanto, no mesmo jogo, levaram 10. Os salvadorenhos têm em sua conta a maior goleada sofrida em um Mundial e foi logo na estreia para a Hungria, por 10 a 1. A própria Hungria nem sequer avançou de fase, em um um grupo que ainda tinha Argentina e Bélgica.

+ Militão deve ser o substituto de Danilo contra a Suíça; veja provável time

Nas Eliminatórias atuais, El Salvador chegou ao octogonal final e terminou na sétima colocação, com duas vitórias, quatro empates e oito derrotas, em 14 jogos.

LIGA NACIONAL

A Liga de El Salvador é disputada por 12 clubes atualmente. O atual campeão é o Desportivo FAS. O FAS é o maior campeão do país com 18 títulos, seguido o Aguila com 16 e do Alianza com 15.

+ Médico que trabalhou com Neymar no Santos explica lesão do astro e fala sobre recuperação

O maior jogador do futebol salvadorenho, para muitos, é Mágico González, com passagem pelo Cádiz da Espanha. Ele foi um dos poucos que teve algum destaque no Mundial de 1982 e fez testes no Barcelona, mas acabou dispensado por indisciplina.

Já o atleta com mais jogos pela seleção de El Salvador é Alfredo Pacheco, que atuou em 85 jogos, marcando sete gols entre 2002 e 2013. No último ano como profissional foi banido do futebol junto com outros 13 jogadores por manipulação de resultados. EM 2015, ele foi assassinado aos 33 anos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter