Guardiola na Seleção? CBF já tentou ‘internacionalizar’ comissão, mas há resistência por técnico estrangeiro

Vice-presidente da CBF afirmou que contrataria treinador do Manchester City para o lugar de Tite, mas o 'mais perto' que entidade chegou de um estrangeiro foi com Xavi

Barcelona x Manchester City - Xavi Hernández e Pep Guardiola
Pep Guardiola e Xavi, que já foi alvo da CBF e de Tite (Foto: Víctor Salgado / Barcelona)

Escrito por

O nome de Pep Guardiola frequentemente agita o imaginário dos torcedores da Seleção Brasileira. Mesmo fazendo parte do projeto do Manchester City-ING e sendo um dos principais treinadores do mundo, o espanhol foi consultado pela CBF há alguns anos, como Francisco Noveletto, vice-presidente da entidade, revelou.

+ Tite faz testes e esboça times em treino da Seleção Brasileira em Turim

Ainda há, contudo, muita resistência interna pela (possível) entrada de um treinador estrangeiro para o comando da Seleção Brasileira. Seja nos torcedores mais 'antiquados' ou entre os conselheiros da CBF, a ideia não possui 100% de aprovação.

Um nome fora do Brasil ainda pode parecer muito distante da realidade, mas a CBF já tentou um começo de "internacionalização" da comissão técnica. No ano passado, Tite fez um um convite a Xavi, então de saída do Al-Sadd, do Qatar, para assumir como auxiliar, mas o espanhol resolveu assumir o Barcelona-ESP.

O ex-volante seria o primeiro gringo da comissão de Tite e foi, até agora, o mais perto que a CBF chegou de um estrangeiro. A questão da língua e a resistência histórica são fatores que ainda afastam os 'gringos', mas cada vez o assunto é debatido internamente.

Vale lembrar que o LANCE! apurou, em 2012, que Pep Guardiola gostaria de treinar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Sonho distante? Talvez. Hoje, a posição não há 100% de aprovação interna - além, claro, do salário do treinador do Manchester City-ING ser bem maior que o de Tite, o que também seria uma questão complicada.

+ Alex Telles celebra vaga na Copa do Mundo, explica desenho da infância e diz: 'Que venha a sexta estrela'

Xavi, mesmo que apenas por uma busca, pode ter sido o pontapé inicial para uma 'nova era' na CBF. A posição oficial da organização ser de que vai buscar o substituto de Tite, que deixará o comando da equipe em janeiro, apenas após a Copa do Mundo

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter