CBF se manifesta sobre novo técnico e diz quando vai anunciar sucessor de Tite

Presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues afirma que não tem conversado com qualquer candidato no momento, mas diz que substituto será anunciado em janeiro de 2023

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
Decisão de novo treinador da Seleção Brasileira será exclusivamente de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Escrito por

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se prepara para escolher um novo treinador para 2023. Com a saída de Tite, a entidade definiu que anunciará o substituto do comandante da Seleção Brasileira nas últimas duas Copas do Mundo apenas em janeiro do próximo ano.

- Não falo nem com os meus familiares sobre esse assunto. Por isso, nenhum dirigente ou funcionário da CBF está autorizado a falar do futuro da Seleção. Quem falar sobre isso, não estará dizendo a verdade, além de causar danos ao trabalho da imprensa e levar desinformação aos torcedores. Isso é um desrespeito. Todo o processo será feito com total isenção, tempo e estudo necessários - disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

+ Veja a tabela, os jogos e o chaveamento da Copa do Mundo de 2022

Além da saída de Tite ao fim deste ano, o coordenador Juninho Paulista também é outro que pode deixar a Seleção Brasileira nos próximos dias. Desde 2019 na CBF, ele ocupa o cargo que antes era de Edu Gaspar, que deixou a Canarinho para trabalhar no Arsenal, da Inglaterra.

+ Com jogos no início de 2023, direção da Seleção Brasileira quebra a cabeça para definir novo planejamento

O nome do novo treinador, entretanto, ainda é mantido em sigilo. O presidente Ednaldo Rodrigues, em diversas oportunidades, já afirmou que o novo técnico não necessariamente será brasileiro e abriu as portas para um profissional estrangeiro.

+ Fim da era Tite! Veja técnicos que foram cogitados no comando da Seleção Brasileira

VEJA A NOTA DA CBF NA ÍNTEGRA

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem a público reiterar que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, não nomeou ou autorizou qualquer pessoa da confederação (vice-presidentes, diretores, executivos ou funcionários) ou de fora da confederação (presidentes de federação ou dirigentes de clubes) a procurar, em nome da Presidência, qualquer treinador ou profissional do futebol para a composição da equipe que irá trabalhar junto à Seleção Brasileira Masculina de Futebol, com foco na classificação para a Copa do Mundo de 2026. A CBF também desautoriza qualquer pessoa a falar em nome da entidade sobre o assunto.

Em nota divulgada no dia 17 de novembro, a posição oficial da CBF já havia sido informada: o anúncio do novo treinador e da comissão técnica só será feito em janeiro de 2023.

A CBF reforça, ainda, que Ednaldo Rodrigues irá tratar de todo o processo de escolha com seriedade, isenção e tranquilidade, ou seja, sem considerar pressões. Tudo será conduzido de forma responsável e com clareza, seguindo as diretrizes de sua gestão, com o objetivo máximo de fazer o melhor para o futebol brasileiro nos próximos anos.

- Não falo nem com os meus familiares sobre esse assunto. Por isso, nenhum dirigente ou funcionário da CBF está autorizado a falar do futuro da Seleção. Quem falar sobre isso, não estará dizendo a verdade, além de causar danos ao trabalho da imprensa e levar desinformação aos torcedores. Isso é um desrespeito. Todo o processo será feito com total isenção, tempo e estudo necessários - afirmou Ednaldo Rodrigues."

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter