Brasil está entre seleções da Copa com jogadores mais sobrecarregados, diz Fifpro

Relatório alerta sobre o número excessivo de partidas disputadas por Vini Jr e Mbappé

Vini Jr - Treino da Seleção Brasileira
Relatório destacou que Vini Jr teve descanso insuficiente (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Escrito por

A Seleção Brasileira, a de Portugal e a do México são as que chegam à Copa do Mundo no Qatar mais sobrecarregadas, de acordo com um relatório da Fifpro que alerta sobre o número excessivo de partidas disputadas por jogadores como Vini Jr e Kylian Mbappé.

O sindicato mundial de jogadores de futebol divulgou nesta terça-feira o relatório intitulado "Copa do Mundo 2022: Trajeto da carga de trabalho do jogador", produzido em cooperação com a empresa de análise de dados "Football Benchmark".

+ Mano Menezes será o substituto de Tite na Seleção, diz Caio Ribeiro

O trabalho avalia a carga acumulada pelos atletas no período de 12 de julho de 2021 a 24 de outubro de 2022 e compara o calendário de partidas com o de Copas anteriores. Ele aborda a "sobrecarga extrema enfrentada por alguns jogadores, especialmente aqueles que defendem clubes de Europa e América".

+ Everton Ribeiro valoriza o Flamengo por Seleção Brasileira e admite: 'Ano mais importante da minha carreira'

O relatório também adverte que o tempo médio de preparação e recuperação para muitos será de sete a oito dias, cerca de quatro vezes inferior ao habitual, e considera isso "passível de aumentar o risco de lesões musculares e estresse mental".

Com base na combinação do número de minutos jogados desde o início da temporada 2021-2022 pelos jogadores de cada escalão, Portugal é a seleção mais sobrecarregada entre as 32 que disputarão a Copa, seguida pelas de Brasil e México.

Brasil e Portugal enfrentaram uma carga de trabalho combinada de mais de 30 mil minutos desde agosto, mais de 50% acima do registrado por outras seleções, e a seleção portuguesa jogou uma média de 5,2 mil minutos, o equivalente a 58 jogos completos.

VINÍCIUS JR É UM DOS QUE MAIS JOGARAM

Em relação a jogadores, o relatório aponta que o atacante Vini Jr, do Real Madrid, esteve em campo em 72% dos minutos jogados pela equipe desde o início da temporada passada do futebol europeu, com um descanso geral insuficiente. Sua mais longa série de jogos consecutivos sem ser substituído foi 13.

O senegalês Sadio Mané, que chega lesionado à Copa, disputou 93 partidas no período analisado, um dos números mais altos entre os convocados para o torneio no Qatar. Já o francês Kylian Mbappé disputou 11 partidas inteiras consecutivas, e o inglês Harry Kane jogou 18 seguidas sem sair de campo.

O relatório afirma que são consideradas partidas consecutivas quando há menos de cinco dias de recuperação entre elas, o que torna os jogadores mais suscetíveis a lesões musculares.

No total de minutos jogados entre julho de 2021 e outubro de 2022, o holandês Virgil van Dijk (Liverpool) lidera o ranking, com 7.597, seguido pelo português João Cancelo (Manchester City) com 7.347, o senegalês Sadio Mané (Liverpool/Bayern Munique) com 7.266, o alemão Antonio Rüdiger (Chelsea/Real Madrid), com 7.211, e o inglês Harry Kane (Tottenham), com 7.201.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter