Base do São Paulo aparece como a melhor do país e ultrapassa rivais em ranking
Tricolor se destacou em ranking com bases do mundo

- Matéria
- Mais Notícias
Cotia, base do São Paulo, foi considerada a melhor base do Brasil e uma das maiores do mundo em ranking divulgado em relatório do CIES Football (Observatório do Futebol).
A nível mundial, Cotia apareceu na 12ª colocação. Enquanto isso, rivais como Corinthians, Flamengo e Palmeiras também são listados, mas mais para baixo nas colocações. Inclusive, a base do São Paulo aparece à frente de grandes equipes da Europa, como PSG, da França.
➡️Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo
O ranking levou alguns pontos em consideração. Entre eles, o número de jogadores formados, total de minutos em campo e a situação dos times que estes atletas atuaram na última temporada. Em primeiro lugar, está o Benfica, time de Portugal.
Cotia tem sido uma vitrine para o São Paulo há anos. Grandes nomes do futebol europeu, como Casemiro e Beraldo, foram formados lá. Neste ano, um dos destaques entre as crias está sendo William Gomes, que foi negociado ao Porto no início do ano e tem chamado atenção nos radares da Europa.
➡️De olho no Bahia, São Paulo se reapresenta com evolução de lesionados
Outros destaques, como Lucas Ferreira, Henrique Carmo e Matheus Alves, foram negociados este ano também para o exterior. Existem ainda casos de jogadores da base do São Paulo que começam a chamar atenção antes mesmo de suas estreias no profissional, como aconteceu recentemente com Angelo, lateral-direito que foi vendido aos 16 anos ao Strasbourg, da França.

Veja o ranking das 20 maiores bases do mundo
- Benfica (Portugal)
- Barcelona (Espanha)
- River Plate (Argentina)
- Ajax (Holanda)
- Boca Juniors (Argentina)
- Sporting (Portugal)
- Dinamo Zagreb (Croácia)
- Defensor (Uruguai)
- Real Madrid (Espanha)
- Vélez (Argentina)
- Estrela Vermelha (Sérvia)
- São Paulo (Brasil)
- Dínamo de Kiev (Ucrânia)
- Corinthians (Brasil)
- Flamengo (Brasil)
- San Lorenzo (Argentina)
- Nacional (Uruguai)
- Palmeiras (Brasil)
- PSG (França)
- Partizan (Sérvia)
- Matéria
- Mais Notícias