Torben Grael relembra momento mais emocionante nas Olimpíadas
Velejador é bicampeão olímpico e dono de cinco medalhas dos Jogos
Torben Grael é, indiscutivelmente, uma lenda do esporte brasileiro. O velejador conquistou cinco medalhas olímpicas ao longo da carreira: dois ouros, uma prata e dois bronzes. Em entrevista exclusiva ao Lance!, ele elegeu o segundo ouro, em Atenas-2004, como o momento mais emocionante enquanto atleta nos Jogos Olímpicos.
- Como atleta, a Olimpíada de Atenas foi muito especial. A gente alcançou o bicampeonato olímpico, que até então só o Adhemar Ferreira da Silva tinha. Hoje, temos vários bicampeões olímpicos. Foi uma Olimpíada muito especial. Ter levado a bandeira no desfile de abertura também foi muito especial para mim - afirmou.
➡️ Fique por dentro das Olimpíadas! Clique aqui e acompanhe as últimas notícias em tempo real
Apesar da euforia, o velejador não pôde comemorar a conquista na mesma noite, como gostaria.
- Muitas coisas passavam pela minha cabeça (antes de dormir), é claro. Eu nem consegui comemorar direito, porque fui selecionado para fazer o exame antidoping, de urina e de sangue, mas o laboratório não estava aberto. Tive que fazer no dia seguinte, nem pude celebrar direito - revelou.
➡️ Nas Olimpíadas, Rebeca Andrade tem desafio que supera rivalidade com Simone Biles
O legado de Torben Grael no esporte foi seguido pela filha, Martine Grael. Em parceria com Kahena Kunze, ela também foi bicampeã olímpica. A primeira conquista veio em casa, no Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas de 2016. O ex-velejador foi treinador da dupla. E esse sim foi, segundo o pai orgulhoso, o momento mais especial que viveu nos Jogos Olímpicos.
- Atenas foi o momento mais especial como atleta. O momento mais especial da minha carreira, incluindo como treinador, foi ver as meninas ganhando o ouro aqui no Rio de Janeiro. Foi muito especial! - disse.