menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Campeão da NBA, Tiago Splitter crava: ‘A pressão é muito maior na Seleção’

Ídolo do basquete explica por que a pressão de comandar Seleção é maior que na NBA

esporte-basquete-splitter-20140615-005-1
imagem cameraTiago Splitter, campeão da NBA (Foto: Divulgação)
a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionados porCláudio Rabha,
Dia 23/07/2025
15:27
Atualizado há 3 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em entrevista exclusiva ao Lance!, o campeão da NBA Tiago Splitter contrariou a lógica de que o auge da tensão seria como membro da comissão técnica em um dos times da liga mais poderosa do mundo. o ex-pivô e hoje assistente técnico do Portland Trail Blazers revelou que nenhum desafio profissional se compara à carga de estar comandando a Seleção Brasileira.

continua após a publicidade

— Muito mais pressão na seleção, com certeza. Existe muito mais pressão. A pressão que a gente teve, por exemplo, para classificar para uma Olimpíada é uma pressão muito alta. Estar defendendo um país, botar uma modalidade como o basquete numa Olimpíada, que você sabe que isso vai realmente mudar a vida de muitas pessoas. — afirmou Tiago Splitter — O incentivo do próprio governo a colocar mais dinheiro dentro do esporte muda, se você tem um esporte olímpico. Então, você lá, naquele momento, está defendendo o interesse de muitos basqueteiros, entre aspas, no Brasil. Existe, claro, uma pressão muito grande quando você está numa seleção brasileira — afirmou.

Tiago Splitter foi auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Basquete nas Olimpíadas de Paris 2024 (Foto: Reprodução/Instagram: @tiagosplitter)
Tiago Splitter foi auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Basquete nas Olimpíadas de Paris 2024 (Foto: Reprodução / Instagram: @tiagosplitter)

Tiago Splitter está de volta à NBA após comandar o Paris Basketball na temporada 2024/2025 do basquete europeu.

Mais notícias sobre a entrevista de Tiago Splitter ao Lance!

➡️ Thiago Splitter analisa futuro de Gui Santos na NBA: ‘Tinha que jogar mais’
➡️ Michael Jordan ou LeBron James? Tiago Splitter elege GOAT da NBA

➡️ Tiago Splitter analisa Trail Blazers na NBA: ‘Precisa crescer para brigar por título’
➡️ Tiago Splitter é sincero sobre possível jogo da NBA no Brasil: ‘Não tem estrutura’

continua após a publicidade

Tiago Splitter analisa futuro de Gui Santos na NBA

— Cara, eu gosto muito do Gui, gosto do jogo dele, gosto da pessoa dele. Ele é um menino muito legal, humilde, trabalhador. Então tudo o que ele está conquistando ele merece e mais — afirmou Splitter.

Após três temporadas completas no NBB, com o Minas Tênis Clube, Gui Santos decidiu se inscrever para o Draft de 2022 da NBA. O brasileiro foi captado pelo Warriors na 55ª escolha do segundo round. Ele passou o primeiro ano no Santa Cruz Warriors, mas se firmou no time principal na última temporada, quando foi titular em algumas oportunidades.

continua após a publicidade
Stephen Curry e Gui Santos na partida entre Warriors e Pelicans na NBA (Foto: Sean Gardner / AFP)
Stephen Curry e Gui Santos na partida entre Warriors e Pelicans na NBA (Foto: Sean Gardner / AFP)

Desde então, o ala de 22 anos vem em uma crescente no time de Kerr, que Splitter conheceu durante seu tempo na NBA, seja como jogador ou como parte da comissão técnica. O ex-pivô ainda admitiu que pediu ao treinador do Warriors para que Gui Santos fosse mais presente nos jogos. Além disso, não deixou de destacar as qualidades da equipe e do jovem brasileiro.

— Até brinquei com o Steve Kerr, falei para que ele tinha que botar ele (o Gui) para jogar mais. Mas, cara, espero que ele continue assim, ganhando seu espaço, cada vez jogando mais, sendo um veterano com mais peso no seu time. Está em um grande time, um time vencedor. Enfim, é um garoto que merece o que ele tem — comentou.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

  • Matéria
  • Mais Notícias