Técnico do Chelsea, adversário do Flamengo no Mundial, vê risco de fadiga no elenco
Enzo Maresca criticou a quantidade de jogos no calendário da atual temporada

O técnico do Chelsea, Enzo Maresca, manifestou preocupação com a condição física de seus jogadores para o início da próxima temporada. Em entrevista ao jornal The Athletic, o italiano destacou o impacto de um calendário congestionado que pode levar à fadiga e até lesões em parte do elenco. O clube inglês encerrou sua participação na Premier League, no último domingo (25), após a vitória de 1 a 0 sobre o Nottingham Forest. A equipe de Londres ainda joga a final da Conference League na próxima quarta (28), antes de viajar aos Estados Unidos para a disputa do Mundial de Clubes.
➡️ Quem vai ser campeão? Veja os duelos e simule os resultados do Mundial de Clubes
Após o encerramento da Premier League neste domingo, em partida contra o Nottingham Forest, o Chelsea encara o Real Betis na final da UEFA Conference League apenas três dias depois. E o descanso será mínimo: muitos jogadores logo se apresentam às seleções nacionais para compromissos internacionais, antes de retornarem ao clube para disputar o Mundial de Clubes da FIFA, que ocorrerá de 14 de junho a 13 de julho nos Estados Unidos.
- As regras dizem que temos que dar férias aos jogadores, mas também precisamos fazer algum tipo de preparação antes da Premier League começar de novo, em 16 de agosto. Com certeza há uma chance de que, devido à quantidade de jogos, alguns jogadores se lesionem ou fiquem exaustos - disse Maresca.

Além disso, o treinador dos Blues também lamentou a falta de atenção à saúde dos atletas.
- Para mim, não é normal e não é correto. Entendo que muita gente pense: "eles ganham muito dinheiro, não é problema", mas é uma questão de saúde, de proteger os jogadores - afirmou Maresca.
Cinco atletas do elenco dos Blues – Reece James, Cole Palmer, Trevoh Chalobah, Levi Colwill e Noni Madueke – foram convocados pela seleção inglesa para os amistosos contra Andorra e Senegal. Questionado se o Chelsea tentou negociar com as seleções para poupar seus atletas, Maresca foi direto: "Não, da minha parte. Não falei com nenhum dos treinadores."
- Se estiverem cansados, não vão jogar. É simples assim. Não há muito o que fazer. Acho que não há atenção suficiente à saúde dos jogadores. Estamos felizes que os jogadores estejam em suas seleções. É importante para eles, é bonito, e também para o clube - comentou o treinador.
Para a partida final da Premier League, o Chelsea deve contar com os retornos de Christopher Nkunku e Marc Guiu, que se recuperaram recentemente de lesão. No entanto, ambos devem começar no banco, ainda em processo de readaptação física.
Com pouco tempo para descanso e uma maratona de jogos à vista, Maresca terá o desafio de equilibrar rendimento e preservação do elenco em uma temporada que já começa sob o peso do desgaste.

Mundial de Clubes
Mundial de Clubes deve ganhar novo formato com 48 times em 2029
Há 3 semanas
Copa do Mundo 2026
Rivais do Fluminense no Mundial de Clubes estreiam na abertura da Copa do Mundo
Há 1 mês
Futebol Nacional
Palmeiras lidera ranking por vaga na Copa do Mundo de Clubes; Flamengo está confirmado
Há 2 meses
Futebol Internacional
Adversários do Flamengo no Mundial de 2029: veja lista de classificação pela Champions
Há 5 meses
Futebol Internacional
Brasil? Saiba qual país tem '99% de chance' de sediar o Mundial de Clubes de 2029
Há 6 meses
Futebol Internacional
Duelos marcantes: relembre os principais jogos do futebol internacional em 2025
Há 6 mesesMais LANCE!

No Brasil, futebol domina top 10 dos itens mais buscados no Google em 2025

Camisa de algoz do Flamengo vira item disputado por fãs em leilão; veja valores

Quanto vale Safonov? Saiba o valor de mercado do vilão do Flamengo no Mundial

PSG iguala recorde de Barcelona e Bayern após título sobre o Flamengo

Bruno Henrique avalia Flamengo contra PSG: 'De igual para igual'

Botafogo relembra Mundial de Clubes e ironiza revés do Flamengo para o PSG

Quem é Safonov, herói do PSG contra o Flamengo no Mundial?

Espanhóis reagem a pênalti de Jorginho, do Flamengo, contra o PSG: 'Frieza'

Jornalistas comentam 'falhas' de Rossi em PSG x Flamengo: 'Já tinha'

Veja os gols de PSG x Flamengo: Paris é campeão nos pênaltis

Ausência de jogador na escalação do Flamengo incomoda torcedores: 'Não é hora'

Sem melhor do mundo, PSG divulga escalação para enfrentar o Flamengo no Mundial

PSG x Flamengo: acompanhe ao vivo jogo e pênaltis da final do Mundial



