Pitaco do Guffo: quem pode surpreender no Mundial de Clubes
O ano de 2025 está cheio de campeões improváveis, por que não mais um no Mundial?

Começa neste sábado (14) o primeiro Mundial de Clubes da Fifa no modelo Copa do Mundo, uma competição há muito tempo demandada e que promete jogos muito interessantes. Durante este período, você terá um acompanhamento total desta coluna no torneio, com análises táticas, dados e gráficos. Fique ligado! Por ser realizada nos EUA, talvez não tenha o sucesso de público desejado, mas certamente será uma primeira experiência inesquecível. Entre heróis e vilões, quem pode surpreender no Mundial de Clubes?
Com o final da temporada europeia recém-acontecida - e com uma Data Fifa no meio -, os clubes europeus chegam daquele jeito que já chegavam para o mundial tradicional de fim de ano: sem nenhuma vontade. Isso poderia ser uma vantagem para os adversários, se não fosse o abismo que separa os elencos desses clubes com os do resto do mundo.
Os suspeitos de sempre
Segundo o supercomputador da OPTA, os favoritos para vencer o Mundial são os clubes que todo mundo já sabe: o PSG com 18,5%, o Manchester City com 17,8%, o Bayern de Munique com 12,8%, a Inter de Milão com 12,3% e o Real Madrid com 9,8%. Como os merengues são os únicos que irão estrear treinador, a probabilidade termina sendo menor mesmo. Afinal ainda não sabemos como será o time de Xabi Alonso.

Sinceramente, acho muito difícil que o PSG vença, mesmo sendo hoje o time que joga o futebol mais competitivo no mundo. Sustento essa opinião na ideia de que o jovem elenco de Luis Enrique esticou a corda ao máximo para ganhar a Champions, e psicologicamente é difícil manter a corda esticada depois de um objetivo alcançado.
Desses cinco favoritos da OPTA (e de todo mundo), acredito que o Bayern de Munique seja o mais provável campeão. Além de um elenco recheado de opções para mudar a cara de uma partida, o time vem mordido da eliminação da Champions e pode ser o que mais leve a sério a competição.
E os brasileiros?
Não quero ser o chato que tira a esperança do torcedor sobre a possibilidade de título do seu time. Então, quem quiser sonhar, tá liberado. Mas quem assiste futebol com pelo menos um dos pés no chão, sabe que é pouco provável que um brasileiro vença esse Mundial (e outros mundiais no futuro). A diferença da qualidade técnica e tática entre os elencos da Europa e dos outros continentes é assustadora.
Segundo a OPTA, Palmeiras e Flamengo tem 51% de chances de se classificarem para as oitavas de final. Eu acredito realmente que seja possível que ambos passem de fase. E sonhar com uma final não seria um absurdo, dado a qualidade dos elencos. É torneio curto, se encaixar e embalar, pode acontecer, sim.

Já o Fluminense tem 39% de probabilidade de classificação, e o Botafogo 15,6%. Observando o grupo do Flu, a dificuldade está no jogo contra o Mamelodi, da África do Sul. Já o Fogão precisa de um PSG desmotivado para brigar por um segundo lugar atrás do Atlético de Madrid. Complicado.
Pensando em quem pode surpreender no Mundial de Clubes, não sei dizer se Chelsea, Borussia Dortmund ou Juventus seriam surpresas propriamente. São times grandes e ricos, e têm condições de chegar à final. Quem sabe um River Plate? Ou um Al Ahly do Egito? Talvez não seja um torneio para zebras, mas o ano está cheio de campeões surpreendentes. Por que não mais um?
Pitaco do Guffo; leia mais colunas
Gustavo Fogaça escreve sua coluna no Lance! nas noites de segunda e quinta-feira. Leia outras publicações do colunista nos links abaixo:
➡️Análise tática da estreia de Ancelotti
➡️O sorteio da Copa do Brasil
➡️Por que tantos técnicos são demitidos no Brasil?
Tudo sobre

Mundial de Clubes
Mundial de Clubes deve ganhar novo formato com 48 times em 2029
Há 1 mês
Copa do Mundo 2026
Rivais do Fluminense no Mundial de Clubes estreiam na abertura da Copa do Mundo
Há 1 mês
Futebol Nacional
Palmeiras lidera ranking por vaga na Copa do Mundo de Clubes; Flamengo está confirmado
Há 3 meses
Futebol Internacional
Adversários do Flamengo no Mundial de 2029: veja lista de classificação pela Champions
Há 6 meses
Futebol Internacional
Brasil? Saiba qual país tem '99% de chance' de sediar o Mundial de Clubes de 2029
Há 7 meses
Futebol Internacional
Duelos marcantes: relembre os principais jogos do futebol internacional em 2025
Há 7 mesesMais LANCE!

No Brasil, futebol domina top 10 dos itens mais buscados no Google em 2025

Camisa de algoz do Flamengo vira item disputado por fãs em leilão; veja valores

Quanto vale Safonov? Saiba o valor de mercado do vilão do Flamengo no Mundial

PSG iguala recorde de Barcelona e Bayern após título sobre o Flamengo

Bruno Henrique avalia Flamengo contra PSG: 'De igual para igual'

Botafogo relembra Mundial de Clubes e ironiza revés do Flamengo para o PSG

Quem é Safonov, herói do PSG contra o Flamengo no Mundial?

Espanhóis reagem a pênalti de Jorginho, do Flamengo, contra o PSG: 'Frieza'

Jornalistas comentam 'falhas' de Rossi em PSG x Flamengo: 'Já tinha'

Veja os gols de PSG x Flamengo: Paris é campeão nos pênaltis

Ausência de jogador na escalação do Flamengo incomoda torcedores: 'Não é hora'

Sem melhor do mundo, PSG divulga escalação para enfrentar o Flamengo no Mundial

PSG x Flamengo: acompanhe ao vivo jogo e pênaltis da final do Mundial



