Mundial de Clubes: veja quantas vagas o Brasil pode ter em 2029
CBF acenou com interesse a possibilidade de sediar a próxima edição do torneio

Com o término do Mundial de Clubes em inédito formato, os torcedores já demonstram expectativa para a próxima edição, prevista para 2029. O torneio, que ainda não tem sede definida, agradou especialmente ao público brasileiro, em virtude das boas campanhas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. No entanto, o sistema de classificação adotado pela Fifa gerou dúvidas entre os fãs de futebol, principalmente em relação aos critérios utilizados para selecionar alguns dos 32 participantes.
Como foram definidos os classificados? 🧐
Para compor os clubes participantes, a Fifa utilizou dois critérios principais:
- Conquista de títulos continentais recentes, com recorte do último quadriênio
- Posição em ranking técnico elaborado pelas confederações
Com base nesses critérios, foram definidos:
- 16 clubes classificados por serem campeões de torneios continentais entre 2021 e 2024
- 15 clubes selecionados via ranking técnico
- 1 clube convidado: o Inter Miami, vencedor da Supporter's Shield e representante do país-sede
América do Sul e o ranking da Conmebol 🌎
No caso da Conmebol, seis vagas foram disponibilizadas. Quatro delas foram ocupadas por clubes brasileiros, campeões da Libertadores entre 2021 e 2024. Como o regulamento impede que um mesmo país ocupe mais de quatro vagas, as duas restantes foram destinadas aos mais bem posicionados no ranking sul-americano que não fossem brasileiros.
Critérios para o ranking 📜
A Fifa adotou uma metodologia baseada no desempenho dos clubes nas últimas quatro edições da Libertadores (2021 a 2024), considerando:
- 3 pontos por vitória
- 1 ponto por empate
- 3 pontos por classificação para a fase seguinte
Assim, foram selecionados os argentinos River Plate e Boca Juniors como representantes via ranking. Os Millonarios, que participaram de todas as edições no período, ficou com 103 pontos, ocupando a quarta posição no ranking. Os Xeneizes, por sua vez, somaram 71 pontos, garantindo a sexta colocação.
O Atlético-MG, terceiro colocado no ranking com 122 pontos, ficou fora por conta da limitação de vagas para clubes brasileiros. O Galo, vice-campeão da Libertadores em 2024, não pôde se classificar via ranking devido ao preenchimento do limite com os quatro campeões nacionais.

Critérios de desempate no ranking da Fifa 📝
Em caso de igualdade de pontuação, a Fifa definiu os seguintes critérios para desempate em ordem:
- Melhor resultado único no período de qualificação
- Melhor desempenho mais recente
- Maior saldo de gols
- Mais gols marcados
Domínio brasileiro no ranking sul-americano 🟢🟡
[Ranking da Conmebol (2021–2024), segundo critérios da Fifa]
- Palmeiras (classificado como campeão da Libertadores 2021)
- Flamengo (classificado como campeão da Libertadores 2022)
- Atlético-MG (fora por limite de brasileiros)
- River Plate (classificado via ranking)
- Fluminense (classificado como campeão da Libertadores 2023)
- Boca Juniors (classificado via ranking)
🚨 Observação: O Botafogo não aparecia entre os seis primeiros colocados no ranking, mas garantiu vaga por conquistar a Libertadores em 2024.
A expectativa agora se volta para a edição de 2029, que manterá o mesmo formato com 32 equipes. Caso quatro clubes brasileiros diferentes voltem a vencer a Libertadores entre 2025 e 2028, o cenário se repetirá: o Brasil terá vagas apenas pelos títulos, sem representantes via ranking.
Classificados e local do Mundial de 2029 🏟️
A próxima edição do Mundial será daqui a quatro anos, sempre ano anterior à Copa do Mundo de seleções. São quatro times classificados: Al-Ahli (Arábia Saudita), Cruz Azul (México), PSG (França) e Pyramids (Egito). A Fifa ainda não anunciou se o Chelsea estará na próxima edição por ser o campeão da edição inaugural.

O local do Mundial de Clubes de 2029 ainda não está definido. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, manifestou vontade em sediar a competição no ano de 2029 — o que pode possibilitar uma vaga adicional para país-sede aos times brasileiros.
Principal concorrente do Brasil, a Espanha realizou o mesmo processo de interesse. O país ibérico será uma das seis sedes da Copa do Mundo de 2030, ao lado de: Portugal, Marrocos; Argentina, Uruguai e Paraguai.
📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.
Tudo sobre

Mundial de Clubes
Mundial de Clubes deve ganhar novo formato com 48 times em 2029
Há 1 mês
Copa do Mundo 2026
Rivais do Fluminense no Mundial de Clubes estreiam na abertura da Copa do Mundo
Há 1 mês
Futebol Nacional
Palmeiras lidera ranking por vaga na Copa do Mundo de Clubes; Flamengo está confirmado
Há 3 meses
Futebol Internacional
Adversários do Flamengo no Mundial de 2029: veja lista de classificação pela Champions
Há 6 meses
Futebol Internacional
Brasil? Saiba qual país tem '99% de chance' de sediar o Mundial de Clubes de 2029
Há 7 meses
Futebol Internacional
Duelos marcantes: relembre os principais jogos do futebol internacional em 2025
Há 7 mesesMais LANCE!

No Brasil, futebol domina top 10 dos itens mais buscados no Google em 2025

Camisa de algoz do Flamengo vira item disputado por fãs em leilão; veja valores

Quanto vale Safonov? Saiba o valor de mercado do vilão do Flamengo no Mundial

PSG iguala recorde de Barcelona e Bayern após título sobre o Flamengo

Bruno Henrique avalia Flamengo contra PSG: 'De igual para igual'

Botafogo relembra Mundial de Clubes e ironiza revés do Flamengo para o PSG

Quem é Safonov, herói do PSG contra o Flamengo no Mundial?

Espanhóis reagem a pênalti de Jorginho, do Flamengo, contra o PSG: 'Frieza'

Jornalistas comentam 'falhas' de Rossi em PSG x Flamengo: 'Já tinha'

Veja os gols de PSG x Flamengo: Paris é campeão nos pênaltis

Ausência de jogador na escalação do Flamengo incomoda torcedores: 'Não é hora'

Sem melhor do mundo, PSG divulga escalação para enfrentar o Flamengo no Mundial

PSG x Flamengo: acompanhe ao vivo jogo e pênaltis da final do Mundial



