Resumo do primeiro dia das finais da Diamond League 2025
Quarta-feira define os seis primeiros campeões da Diamond League

- Matéria
- Mais Notícias
A grande final da Diamond League começa hoje, com 6 provas de campo. Neste primeiro dia, serão definidos os primeiros campeões em 32 disciplinas disputadas ao todo. Como destaques, os recordistas mundiais Mondo Duplantis e Yaroslava Mahuchikh participam. A primeira, o Salto com Vara para mulheres, termina com o domínio de um só país.
➡️Lauter no Lance!: O melhor do atletismo, em dois dias insanos, numa prévia de Tóquio!
Salto com Vara feminino: Aproveitando que a aguardada tempestade não chegou a Zurique, conforme previsto, as 3 representantes americanas resolveram criar um Thunder Storm! Pódio completo para as americanas, com o ouro previsível para Katie Moon (campeã olímpica e bi- mundial), seguida de Sandy Morris e Emily Groove.

E seguimos, nossa jornada de hoje, com uma competição de peso, literalmente, os pesos pesados do atletismo duelam no arremesso de peso masculino, e em seguida a versão feminina desta prova.
Também entram em campo as esguias atletas do salto em altura feminino. Será que a ucraniana Mahuchickh, confirma seu favoritismo? E Morgan Lake, será que atinge a marca emblemática dos 2 metros?
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Mais adiante teremos o início do Salto com vara masculino, trazendo o homeopático recordista mundial, Armand Duplantis. Será que acrescentará mais um centímetro em sua lista crescente de 12 recordes mundiais?
E, fechando o primeiro dia desta grande final, acompanharemos o salto em distância masculino, trazendo um duelo apertado entre Tentoglou (GRE) e companhia. São 6 improváveis possíveis vencedores!
Vamos acompanhar e já conversamos
O salto em altura feminino cumprindo o que prometeu, nível altíssimo de disputa. Das 6 finalistas, quatro passaram a emblemática marca de 2 metros. E continua! No duelo das meninas aladas, acima dos 2 metros, Olyslagers (AUS) assume a liderança ao passar de primeira o sarrafo em 2m02, deixando a ucraniana Mahuchikh em segundo, passando os 2m02 na segunda tentativa apenas.
E as duas favoritas, continuam a duelar, centímetro a centímetro, salto a salto. Olyslagers passa 2m04, na primeira tentativa, o melhor salto de sua vida, e dá um passo enorme, de mais de 2 metros, para a vitória. Mahuchikh tenta reagir a essa difícil situação, não saltando os 2m04 e vai direto para os 2m06, numa última e desesperada ação.
Vence Nicola Olyslagers, com 2m04, numa das provas mais fortes e intensas dos últimos 15 anos, vencendo, pela primeira vez, a Diamond League final. Mostrando que está pronta para o Mundial de Tóquio.
Ao fim do arremesso de peso feminino, a vitória vai para a, agora, bicampeã da Diamond Legue, Sarah Mitton, deixando adversárias fortíssimas. Vence com 20m67, com folga, fazendo a sua melhor marca do ano.
No arremesso de peso masculino, o bicampeão mundial, Joe Kovacs (USA) com uma série impressionante de bons arremessos, faz valer a escrita das vitórias em série, em Mundiais e Olimpíadas, do sempre forte time USA e vence, sagrando-se tetracampeão da Diamond League, e assume o favoritismo ao ouro em Tóquio!
E o salto com vara masculino, deve estar me perguntando, você, curioso, atrás de notícias de Duplantis, o colecionador de recordes. Então vamos lá: ao começar a prova, saltando 5m80, praticamente, todos os adversários já haviam ficado pelo caminho, apenas o grego Karalis, que conseguiu passar também, só que a duras penas, os 6 metros, e assumiu resignado o vice-campeonato.
Portanto, o show de Duplantis começou, passando com extrema e irritante facilidade a marca quase inalcançável para os outros mortais, de 6 metros! Duplantis, agora sozinho, relegado à solidão dos atletas extraterrestres, segue a sua sina, dos recordes a conta-gotas (centímetro a centímetro).
Mas, na marca dos 6m10, uma pechincha para Duplantis, se mostra algo intransponível, hoje, em Zurique. Ele derruba o sarrafo na primeira tentativa, e estranhamente, refuga o salto na segunda. Será que ele passa os 6m10 (altura de treino para ele) na última tentativa? Não, Duplantis não passa os 6m10, vence a prova, com 6 metros e um sorriso amarelo na face.
Agora é descansar e pensar no Mundial, que é daqui a 2 semanas! Ele não tem adversários aqui, neste planeta, mas, às vezes, uma frustraçãozinha costuma operar milagres, numa carreira de vitórias em insanas sequências.
Enquanto isso, no salto em distância masculino, o jamaicano (é, a terra dos homens velozes, também produz excelentes saltadores, que se valem da velocidade natural de sua gente, para praticar voos rasantes por aí) Pinnock lidera ao fim da primeira, das 6 rodadas de saltos.
Mas na 3ª rodada, o suíço, fazendo valer a o fato de “jogar em casa”, assume a liderança, por 1 mísero centímetro, o suíço Ehammer, levando o frio público suíço ao delírio, por longos 3 segundos! E o favorito da prova, o grego Tentoglou, em nenhum momento fez valer a temporada brilhante que faz.
Ele e o italiano Furlani, até agora não mostraram para que vieram à Zurique. Vamos para a última rodada de saltos! E, na rodada final, Furlani (ITALIA) dá o ar da graça, acerta um salto e sobe para a vice liderança. Mas a vitória fica em casa mesmo, Ehammer vence, fazendo a praça central de Zurique tremer!
Assim foi o primeiro dia da grande final da Diamond League, com 6 provas de campo. Amanhã será bem diferente, a começar pelo local, o estádio de Letzigrund, teremos as outras 26 finais! Descansem, pois amanhã tem muito mais.
Lauter Nogueira
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias